Africanos fecham trio forte para o futebol dos Jogos Rio 2016
Nigéria, que já ganhou o ouro em 1996, quer repetir a dose e terá companhia de Argélia e África do Sul no torneio Olímpico
Nigéria, que já ganhou o ouro em 1996, quer repetir a dose e terá companhia de Argélia e África do Sul no torneio Olímpico
A Nigéria deixou o ouro escapar para a Argentina de Messi em 2008 (Getty Images/Kenji Watanabe)
A força africana do futebol masculino nos Jogos Rio 2016 está definida e virá com tudo na luta por medalhas. O treinador da Nigéria, Samson Siasia, não esconde que o objetivo de sua equipe no ano que vem é nada menos do que a medalha de ouro. Se na Copa do Mundo as seleções do continente ainda não conseguiram chegar perto do título, nos Jogos Olímpicos, seu cartel é bem respeitável. A própria Nigéria conquistou a medalha de ouro em Atlanta 1996 e a prata em Pequim 2008, Camarões foi ouro em Sydney 2000, e Gana foi bronze em Barcelona 1992.
Neste domingo (13) a Nigéria conquistou a Copa Africana de Nações sub-23, seletiva Olímpica continental, com vitória sobre a Argélia por 2 a 1 – os dois times entraram em campo já classificados para vir ao Brasil no ano que vem. Depois do confronto, Siasia, que foi técnico do time nigeriano medalha de prata na China, não escondeu que sua meta no Rio é ambiciosa.
Para atingir o objetivo, o treinador avalia que seus comandados precisam evoluir: “Agora vamos continuar o trabalho, corrigir nossos erros e melhorar nosso jogo". No site da BBC, o técnico afirma que a equipe não chegará ao ouro apenas com o desempenho apresentado na seletiva Olímpica. “Temos muito o que ajustar para deixar tudo pronto."
A África do Sul completa o trio africano que virá ao Brasil. Com uma dramática vitória sobre o Senegal, sábado (11), nos pênaltis, os Bafana Bafana, ou os Baby Bafana, fecharam o rol de países de seu continente a participar dos Jogos.
Se alguma seleção pode lamentar a falta de sorte na Copa Africana sub-23, é a do Senegal. Após vencê-la na semifinal, o treinador nigeriano Samson Siasia admitiu que seu time teve uma preciosa ajuda dos deuses do futebol, pois os adversários tiveram mais chances de marcar. Quase o mesmo comentário foi feito após a disputa do terceiro lugar. Depois de empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, a decisão foi na disputa de pênaltis. O goleiro sul-africano Jody February brilhou e sua equipe ganhou por 3 a 1. "Tenho de parabenizar o Senegal porque eles foram muito sem sorte", disse o técnico sul-africano, Owen da Gama, reconhecendo a qualidade dos adversários, que já não têm chance de ir aos Jogos. No entanto, o treinador não deixou de ressaltar as virtudes de seu grupo.
Para especialistas, os Jogos Olímpicos podem vir a ser a salvação do futuro do futebol sul-africano, após os resultados abaixo do esperado que sucederam a Copa do Mundo de 2010. Os atletas preferiram deixar as análises de lado e comemorar: "Brasil, aqui vamos nós!".
Yes we achieved our goal in Senegal lol: we thank u dear Lord and we love you. People of South Africa you are the best :)... Brazil here we come (Rio De Janeiro). Thank u all for your prayers and support guys.
Posted by Phumlani Ntshangase on Sábado, 12 de dezembro de 2015