Veja a passagem da chama Olímpica da Grécia para o Brasil
Cerimônia traz mistura de brasilidade com tradição no Estádio Panatenaico, em Atenas
Cerimônia traz mistura de brasilidade com tradição no Estádio Panatenaico, em Atenas
Momento em que a pira é acesa em Atenas (Getty Images/Milos Bicanski)
Uma bela tarde de sol, como a desta quarta-feira (27), é o cenário ideal para a cerimônia da passagem da chama Olímpica da Grécia para o Brasil. A festa começou às 11h50 de Brasília (17h50 na Grécia), mas muito antes já havia um público ansioso para participar do evento que marca os 100 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
10:08 - Um grupo de brasileiros de diferentes começa a ocupar o Estádio Panatenaico, em Atenas, local da cerimônia que passará a tocha Olímpica para os Jogos Rio 2016.

"Este é o momento histórico dos nossos dois países do coração"
Érica Quaresma, brasileira que vive há 15 anos na capital grega
10:40 - A Orquestra Filarmônica de Atenas se prepara para o início do evento de passagem da tocha e bandeira dos Jogos Rio 2016.

10:55 - Brasilidade em solo helênico: na cerimônia de passagem da tocha e bandeira dos Jogos Rio 2016, toda a musicalidade tupiniquim estará representada pelos Barracão da Poti, Caramuela e Geraldo Jr.
11:15 - Conhecido também por seu projeto Terreirada Cearense, que levou milhares de foliões às ruas no último Carnaval carioca, Geraldo Júnior elogiou bastante a escolha destes projetos para a tão aguardada cerimônia:
"Poderiam ter trazido qualquer trabalho clichê, mulatas, samba, mas eles trouxeram para Atenas uma manifestação com um panorama maior do Brasil, com todo o nordeste incluído"

"Queremos um recorte diferente, do reizado, do forró. A gente queria um Rio distinto, fora do padrões óbvios. É uma sonoridade com samba, mas mostrando também a riqueza cultural do Brasil"
Carla Camurati, diretora de Cultura do Rio 2016
12:03 - O hino do Brasil começa a ser entoado no Estádio Panatenaico, em Atenas.
12:06 - Agora é a vez do hino da Grécia ser tocado no local.

12:08 - Atrizes representando sacerdotisas entram no Estádio Panatenaico para aguardar a chegada da tocha Olímpica.
12:10 - A atleta grega Katerina Nikolaidou chega ao Estádio Panatenaico com a tocha Olímpica.

12:17 - A pira Olímpica é acesa sob forte aplauso e emoção do público que acompanha a cerimônia.
12:21 - Uma versão instrumental de "Cidade Maravilhosa" é apresentada no Estádio.

12:32 - Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, discursa durante a cerimônia:
"O Rio está pronto para fazer História"
12:47 - Após o discurso, Nuzman recebeu a tocha das mãos do presidente do Comitê Helênico, Spyros Capralos. Na sequência, a chama da tocha foi transmitida para a lanterna que viajará para a Suíça e, enfim, para o Brasil. Simbolicamente, é neste momento que a chama passa a ser brasileira.
13:00 - Começa a apresentação cultural. O batuque da banda Quilombo, com roda de capoeira, trouxe brasilidade à cerimônia.

13:20 - Agora é a vez da tradicional dança grega Mpalos. Já qando os homens tomam a dianteira, outro estilo antigo da cultura grega aparece: a Zorba
13:23 - O estádio dança junto e promove um lindo espetáculo com as cores azul e branco. Muitos espectadores carregam a bandeira grega.
13:26 - Começa a apresentação de Sakis Rouvas, ícone da música pop grega.
13:31 - Expectativa para apresentação musical comandada por Carla Camurati. Os músicos e dançarinos já estão perfilados para começar. Será a pura brasilidade em solo helênico: na cerimônia de passagem da tocha e bandeira dos Jogos Rio 2016, toda a musicalidade tupiniquim estará representada pelos Barracão da Poti, Caramuela e Geraldo Jr.
14:00 - A cerimônia chegou ao fim. Da Grécia, a tocha segue para a Suíça e no dia 2 de maio é a vez de o Brasil recebê-la para um revezamento que vai passar por mais de 300 cidades.