Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

100 dias para os Jogos Olímpicos!

Por Rio 2016

Passagem da chama Olímpica da Grécia para o Brasil, nesta quarta-feira (26), abre contagem regressiva para o Rio 2016

100 dias para os Jogos Olímpicos!

Revezamento da tocha anuncia a reta final rumo ao Rio de Janeiro

Faltam apenas 100 dias para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A cerimônia de passagem da chama Olímpica da Grécia para o Brasil, que acontece nesta quarta-feira (27), em Atenas, marca a contagem regressiva para a primeira edição do maior evento esportivo do mundo na América do Sul. Com a chama Olímpica prestes a rodar o Brasil, em um revezamento que envolve milhares de pessoas em mais de 300 cidades, o Rio de Janeiro aperta o passo na reta final, com os últimos cinco eventos-teste do calendário, os preparativos para a cerimônia de abertura e a briga dos atletas pelas últimas vagas em 30 esportes.

"Em 100 dias, a atmosfera Olímpica vai tomar a cidade e o Rio vira uma grande arena a céu aberto. Estamos quase lá"

Rodrigo Tostes, diretor executivo de operações do Comitê Rio 2016


Da Grécia ao Brasil: a passagem da chama Olímpica

A jornada da chama Olímpica Rio 2016 na Grécia chega ao fim nesta quarta-feira (27). Após percorrer mais de 30 cidades em uma rota de 2.000 quilômetros de Olímpia a Atenas, o símbolo de paz dos Jogos passa oficialmente para as mãos do Brasil.

Momento importante da tocha Rio 2016 na Grécia: a passagem pelo campo de refugiados em Atenas (Foto: Getty Images/Milos Bicanski)


Tradição milenar: curiosidades sobre a chama Olímpica da Grécia ao Brasil

A cerimônia de ‘handover’ (ou passagem da chama) acontece no estádio Panatenaico, sede dos Jogos de Atenas 1896, a partir das 11h00 (horário de Brasília). O popstar grego Sakis Rouvas, a Orquestra Filarmônica de Atenas e a companhia de dança The Bacchae estão entre as atrações após a cerimônia oficial.

Siga a @ChamaOlímpica no Twitter

E começa o revezamento Brasil afora

Com uma parada na Suíça, país-sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Comitê Olímpico Internacional (COI), a chama desembarca dia 3 de maio em Brasília, capital federal e ponto de partida do revezamento no Brasil. A jornada rumo à cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 passa por 327 cidades das cinco regiões do país até o acendimento da pira em 5 de agosto.

“A passagem da chama é o início da contagem regressiva para os Jogos do Brasil. E quem vai contar essa história são milhares de pessoas, em todos os cantos do país"

Leonardo Caetano, diretor de cerimônias do Comitê Rio 2016

Revezamento da tocha no Brasil conta com mais de 12 mil condutores (Foto: Getty Images/Milos Bicanski)


Tudo sobre a tocha Rio 2016


Ainda tem os testes finais

Com o fim da Copa do Mundo de Esgrima, também nesta quarta-feira (27), o Comitê Organizador chega aos últimos cinco eventos-teste do calendário Aquece Rio. Enquanto os atletas do polo aquático fazem o terceiro e último ensaio Olímpico no Estádio Aquático, feras do handebol invadem a Arena do Futuro e encerram o mês mais agitado da preparação do Rio 2016.

Em maio, o goalball na Arena do Futuro fecha a programação esportiva do Parque Olímpico da Barra antes dos Jogos, e o atletismo (Olímpico e Paralímpico) completa o calendário de eventos-teste transformando o Engenhão em Estádio Olímpico pela primeira vez.


Um espetáculo antes de outro

Sob a direção artística de Fernando Meirelles, Daniela Thomas, Andrucha Waddington, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 abre alas para as performances de alto rendimento dos atletas Olímpicos com uma grande celebração da cultura brasileira.

A cerimônia de abertura é o momento mais assistido dos Jogos, segundo a emissora oficial do COI (Foto: Getty Images/Jamie Squire)


Na reta final da preparação para as cerimônias, o Comitê Rio 2016 fecha, nos próximos dias, a escalação do elenco, e dá partida na temporada de ensaios e preparação do Maracanã para receber o espetáculo. "Em maio, começamos pra valer. Além do elenco, que vai praticar as coreografias, já vamos deixar o Maracanã pronto: tem que tapar a grama e preparar o palco", conta Leonardo Caetano, diretor de cerimônias do Rio 2016, sem revelar detalhes da programação.

Últimos dias para se inscrever para o elenco de cerimônias


E o atletas correm para a  reta final das classificações

Enquanto o Rio 2016 se prepara para receber os melhores do mundo, acirra a disputa pelas últimas vagas em 30 das 42 esportes Olímpicos - modalidades da ginástica, tiro esportivo, polo aquático, hóquei sobre grama, hipismo, handebol, futebol e ciclismo já tem os seus nomes definidos.

Rio 2016 terá disputas em 42 modalidades esportivas (Fotos: Getty Images)

Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Rio 2016

As Federações Internacionais e os Comitês Olímpicos Nacionais têm até o dia 18 de julho para fechar a lista de participantes nos Jogos, seja esta definida por meio de rankings, obtenção de índice ou torneios classificatórios. A previsão do Comitê Rio 2016 é receber 10.500 atletas durante o evento, em agosto.

Tudo sobre os esportes Olímpicos

Você na arquibancada

Mais de 60% dos ingressos para as competições e cerimônias do Rio 2016 já foram vendidas, mas ainda dá tempo de garantir um lugar na arquibancada. Toda quinta-feira, às 12h, o Comitê Rio 2016 libera a venda de novas entredas para sessões antes indisponíveis.

Clique aqui para comprar

E mais: 13 novas instalações, 39 eventos-teste, revezamento da tocha... a construção dos Jogos Olímpicos em 2 minutos: