Desafio promovido pelo Rio 2016 premia 10 escolas com réplicas da tocha Olímpica
No Desafio Transforma, alunos criaram suas próprias tochas, fizeram revezamento virtual no Facebook e conseguiram mais de 114 mil compartilhamentos
No Desafio Transforma, alunos criaram suas próprias tochas, fizeram revezamento virtual no Facebook e conseguiram mais de 114 mil compartilhamentos
Alunos do Colégio Estadual Paraisense, vencedores do último desafio do Transforma, já estão inscritos no próximo (foto: Rio 2016)
Dez escolas brasileiras, das redes pública e privada, têm sua própria tocha Olímpica. Elas são as vencedoras de um revezamento virtual organizado pelo Transforma, programa de Educação do Comitê Rio 2016, que distribui a cada escola vencedora uma réplica do símbolo máximo dos Jogos Rio 2016.
Para participar, os alunos primeiro produziram suas próprias tochas. “Recebemos inscrições de tochas humanas, com material reciclado e de cubos de montar. A criatividade foi o ponto máximo deste desafio”, diz Vanderson Berbat, Gerente de Educação do Comitê Rio 2016. Depois, começou o revezamento virtual das tochas, através de compartilhamentos no Facebook. Foram mais 114 mil compartilhamentos, em 274 municípios e 19 Estados.
Revezamento da #TochaOlímpica pelo Brasil completa 1 mês. Veja tudo que rolou
Revezamento da tocha na Escola Estadual Professor José Miranda (foto: Rio 2016)
Encerrado desafio, as escolas premiadas não deixam o espírito Olímpico de lado. “Teremos festivais esportivos, carreatas e até revezamentos”, conta Berbat. A escola Sesi de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, por exemplo, organiza sua própria edição dos Jogos, com esportes introduzidos na escola através das capacitações do Transforma. “A Tocha fica no nosso ginásio por uma semana e depois percorre as 18 unidades da Escola Sesi”, diz a diretora Elizete Pereira.
Três Rios, região Centro-Sul do Rio de Janeiro, faz neste domingo (5) um festival esportivo com mais de 2.000 crianças da região. Já a Escola Estadual Paraisense, em São Sebastião do Paraíso, sul de Minas Gerais, recebe a tocha na próxima terça-feira (7). “Vamos fazer o nosso próprio revezamento, percorrendo 9 km e passando por 17 escolas da região”, explica o professor de educação física Murilo Neves.
Até o dia 30 de junho, estudantes dos Ensino Fundamental e Médio podem participar de um novo desafio do Transforma, o “Trégua Olímpica – Eu Construo a Paz”. Sob a orientação de um professor, os alunos devem criar uma bandeira e uma mensagem de paz para um “bandeiraço virtual”, que começa com a inscrição no site Desafio Transforma e se desenvolve depois no Facebook. As dez escolas vencedoras ganham uma réplica da tocha.
1º Presidente Castelo Branco (Piraí-RJ) – 3492 revezamentos
2º CIEP Professora Maria José Machado (Duque de Caxias-RJ) – 3201 revezamentos
3º Escola Estadual Paraisense (São Sebastião do Paraíso-MG) – 3065 revezamentos
4º EE Doutor Osvaldo Prediliano Santana (Salinas-MG) – 3051 revezamentos
5º Escola Sesi Jacarepaguá (Rio de Janeiro-RJ) – 2476 revezamentos
6º Walter Francklin (Três Rios-RJ) – 2450 revezamentos
7º Centro Educacional Sesi 179 (Jundia-SP) – 2415 revezamentos
8º Clertan Moreira do Vale (Tupaciguara-MG) – 2118 revezamentos
9º Professor José Miranda (Salinas-MG) – 1734 revezamentos
10º Messias Pedreiro (Uberlândia-MG) – 1599 revezamentos