11/12/2015

Rio de Janeiro – “A Tocha Paralímpica me permite ‘ver’ as formas da cidade”. O cartão postal do Rio está aqui na ponta dos meus dedos”. Assim Marcos Lima, deficiente visual e especialista em Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016, definiu a Tocha Paralímpica lançada nesta sexta-feira, 11 de dezembro, no cinema Kinoplex São Luís, Zona Sul da cidade.
O Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016 vai celebrar a criatividade, a superação e a alegria. Pessoas do Brasil e do mundo serão convidadas a enviar suas “chamas pessoais” para, juntos, criarem a chama que acenderá a pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no Maracanã, em 07 de setembro. Os patrocinadores do Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016 são Bradesco, Nissan e Claro.
Em sua forma, com relevos sinuosos e contínuos, a Tocha simula os pontos altos e baixos da vida de um atleta Paralímpico, baseada em determinação e conquistas. Suatextura quadrangular remete aos quatro valores Paralímpicos – coragem, determinação, inspiração e igualdade – que também estão gravados em braile no objeto.
Clique e assista à apresentação - Tocha Paralímpica: uma experiência sonora
O REVEZAMENTO DA TOCHA PARALÍMPICA
As “chamas pessoais”, doadas virtualmente, alimentarão as chamas do percurso do Revezamento, que contará com cinco cidades, das cinco regiões do país: Belém, Brasília (a confirmar), Joinville, Natal e São Paulo – cidades escolhidas pela identificação e proximidade com o movimento Paralímpico.
A partir de 1º de setembro, e durante cinco dias, serão acesas “chamas regionais” (chamas físicas), levadas por condutores a locais emblemáticos. Um convite ao povo para sair às ruas para celebrar a passagem da chama Paralímpica por cada uma das cidades. O acendimento de uma mini pira Paralímpica encerra o dia. Ao final de cada celebração, a chama regional será enviada virtualmente para o Rio de Janeiro.
No Rio, as chamas regionais serão reunidas e, junto com a chama recebida virtualmente da cidade inglesa de Stoke Mandeville – berço do Movimento Paralímpico – formarão a chama Paralímpica.
Em seguida, durante dois dias, será realizado a etapa carioca do Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016. Ao final do segundo dia de revezamento, o último condutor da tocha entrará no Maracanã para acender a pira dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Revezamento da Tocha Paralímpica em números:
• Aproximadamente 700 condutores da Tocha
• 7 dias (1 dia em cada região + 2 dias na cidade do Rio de Janeiro)
• 1 cidade por região + cidade do Rio de Janeiro
• 200 metros por corredor
• 6 a 8 horas por dia
• 6 celebrações: uma por cidade representante de cada região + Rio de Janeiro
• Comboio com aproximadamente cinco veículos
• Presença da chama em pontos de interesse em cada uma das cidades
DESIGN DA TOCHA PARALÍMPICA
As Tochas Rio 2016, Olímpica e Paralímpica, nasceram juntas, frutos de uma única plataforma conceitual de Paixão e Transformação, que é a essência das marcas Rio 2016. A decisão de partir de um só conceito de criação reflete o senso de igualdade a equivalência de importância dos dois objetos. Quando fechadas, portanto, as duas tochas se equivalem. Abertas, as almas Olímpica e Paralímpica se revelam, com suas particularidades.
O momento do “beijo”, quando a chama Paralímpica é transmitida de um condutor para outro, é também o momento em que os segmentos que compõe a Tocha Paralímpica se abrem e se projetam para cima. Neste momento, as cores representativas da linguagem visual dos Jogos Paralímpicos se revelam, em uma representação de energia contagiante, do desejo de se superar, do gosto pelo desafio e da emoção da conquista.
O desenho que deu origem às duas Tochas foi resultado de um processo de seleção nacional com 76 inscritos que culminou na reunião de uma Comissão Julgadora multidisciplinar, formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico e Paralímpico. A comissão elegeu por unanimidade a agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, fundado há 21 anos por Gustavo Chelles e Romy Hayashi. Depois de selecionado, o projeto vencedor foi refinado em parceria com o Comitê Organizador Rio 2016.
PATROCINADORES
Os patrocinadores do Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016 são Bradesco, Nissan e Claro. “Apoiar o Revezamento da Tocha Paralímpica reforça ainda mais nosso patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Com o apoio aos dois Revezamentos dos Jogos Rio 2016 – da Tocha Olímpica e Paralímpica - levaremos o clima da competição para todos os brasileiros, em todos os cantos do País”, comemora Jorge Nasser, diretor de marketing do Bradesco.
François Dossa, Presidente da Nissan do Brasil, afirma que a patrocinadora dos Revezamentos das Tochas e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 “acredita no poder de transformação social do movimento paralímpico. O Revezamento da Tocha será único para mobilizarmos pessoas de todas as regiões do país. Com o apoio da torcida, temos ainda mais certeza do sucesso dos paratletas do Time Brasil, que também patrocinamos e que conta com oito integrantes do nosso Time Nissan.”
Para a Claro, os valores representados pela Tocha Paralímpica, como criatividade, superação e a alegria são pilares que também norteiam o trabalho desenvolvido pela operadora por meio da comunicação e dos produtos e serviços oferecidos aos nossos milhões de clientes em todo o Brasil”, afirma Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da Claro.
CAMPANHA DE CONDUTORES
O Comitê Organizador dos Jogos Paralímpicos e os patrocinadores Oficiais do Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016, Bradesco, Nissan e Claro, anunciarão os privilegiados condutores da Tocha Paralímpica. Serão 700 condutores, divididos pelas cinco regiões do Brasil e na cidade do Rio de Janeiro.
Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.
Conheça o conceito da Tocha Paralímpica
Crédito: Rio 2016
Categoria: Marcas
download Tamanho: 4.56 MB • Tipo: JPEG
Textura quadrangular da Tocha remete aos quatro valores Paralímpicos – coragem, determinação, inspiração e igualdade
Crédito: Divulgação Rio 2016 / Alex Ferro
Categoria: Marcas
download Tamanho: 665.69 KB • Tipo: JPEG
As Tochas Rio 2016, Olímpica e Paralímpica, nasceram juntas, fruto de uma plataforma conceitual única de Paixão e Transformação, que é a essência das marcas Rio 2016
Crédito: Divulgação Rio 2016 / Alex Ferro
Categoria: Marcas
download Tamanho: 1.35 MB • Tipo: JPEG
Tocha traz os quatro valores Paralímpicos – coragem, determinação, inspiração e igualdade – gravados em braile
Crédito: Divulgação Rio 2016 / Alex Ferro
Categoria: Cerimônias e Megaeventos
download Tamanho: 656.13 KB • Tipo: JPEG