08/01/2015
Rio de Janeiro, 08 de janeiro de 2015 – O Comitê Organizador Rio 2016 anunciou nesta quarta-feira, dia 8 de janeiro, a criação de nova instalação olímpica no Pontal, na zona Oeste do Rio de Janeiro, para receber as provas de ciclismo contrarrelógio. A prova de ciclismo de estrada também foi alterada. O percurso, que inicialmente previa largada e chegada no Aterro do Flamengo, passa para o Forte de Copacabana.
A nova instalação no Pontal abrigará as provas masculina e feminina de contrarrelógio, que serão realizadas em um circuito de 29,8 quilômetros no bucólico bairro de Grumari. O percurso na Zona Oeste do Rio de Janeiro mescla área à beira-mar com floresta. O trecho conta com uma subida de 1,2 quilômetro e terá largada e chegada na Praça Tim Maia, na Pedra do Pontal. Os homens vão percorrer duas voltas (totalizando 54,5 quilômetros), enquanto as mulheres, uma. A instalação será temporária, sendo removida após os Jogos.
O percurso da prova de estrada, na qual os ciclistas pedalam 256,4 quilômetros (homens) e 130,3 quilômetros (mulheres), foi estabelecido após minucioso estudo da região e atravessará pontos importantes da cidade como Copacabana, Ipanema, São Conrado, Barra da Tijuca, Grumari e Vista Chinesa. A prova terá trechos de subidas íngremes e retas longas, passando por Copacabana, Ipanema, Vista Chinesa (uma para as mulheres e três para os homens), Barra da Tijuca e voltas no Circuito de Grumari (uma para as mulheres e três para os homens).
A fase final da prova contará com duas subidas em área de floresta e trecho de 2 quilômetros em paralelepípedo no Circuito de Canoas/Vista Chinesa (uma volta para as mulheres e três voltas para os homens) na Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo.