12/08/2015
No encerramento do nono e penúltimo encontro no Rio de Janeiro (10 – 12 de agosto de 2015), a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) elogiou o Comitê Organizador Rio 2016 e os parceiros governamentais locais pelo esforço de equipe para entregar os primeiros eventos-teste pré-Jogos. A união entre espírito e missão está ajudando a fortalecer as operações antes dos Jogos do próximo ano e a estabelecer as bases para um importante legado Olímpico.
“Faltando menos de um ano para a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ficamos encantados com a união entre espírito e missão que está guiando o “Time Brasil” na entrega bem-sucedida da primeira onda de eventos-teste. Já vimos eventos excelentes de voleibol, triatlo, remo e hipismo, e mais competições esportivas emocionantes virão nas próximas semanas. O desejo compartilhado de alcançar o sucesso está se manifestando por meio de eventos-teste incríveis, sediados em instalações Olímpicas, assim com nas operações, que estão recebendo elogios tanto dos atletas quanto das Federações Internacionais. Isto demonstra a competência dos organizadores e sua capacidade de entregar Jogos Olímpicos memoráveis no ano que vem. Os Jogos Rio 2016 também irão deixar um legado Olímpico importante, que será, como afirmou o presidente do COI Thomas Bach durante as comemorações de um ano para os Jogos, “o maior projeto de revitalização urbana desde os Jogos Olímpicos Barcelona 1992.” O esforço para entregar importantes legados sociais e de infraestrutura, tais como as instalações, melhorias no transporte público e iniciativas educacionais continua a todo vapor. Eu, particularmente, acredito que, com certeza, se falará de um Rio de Janeiro antes dos Jogos e de um Rio de Janeiro após os Jogos”, comentou a presidente da Comissão de Coordenação do COI, Nawal El Moutawakel.
Ainda segundo a presidente da Comissão, “a entrega dos eventos-teste Aquece Rio exigiu dos organizadores uma mudança de mentalidade importante. Eles agora entraram no período de preparação, no qual suas atenções estão voltadas para como entregar a experiência mais inesquecível e alegre para todos que participarem. Os atletas continuam no centro de todos esses esforços. Também há um planejamento minucioso para oferecer aos espectadores, aos brasileiros e aos visitantes estrangeiros que participarem dos Jogos uma experiência igualmente emocionante no ano que vem. De agora até os Jogos, há uma quantidade enorme de trabalho a ser realizada. Com instalações de ponta começando a ser entregues, a questão agora é lidar com a entrega oportuna de milhões de detalhes operacionais. A experiência prática neste quesito é muito importante, por isso esperamos que os organizadores vejam cada onda de eventos-teste como uma oportunidade para prepararem as instalações a as equipes para os Jogos.”
Após a participação da presidente Dilma Rousseff no evento de um ano para os Jogos Rio 2016 na semana passada, a união e a integração entre o Rio 2016 e os diferentes níveis de governo se mantêm claras. Eles enviaram representantes às reuniões da Comissão, e tanto o governador Luiz Fernando Pezão quanto o prefeito Eduardo Paes reafirmaram pessoalmente seu compromisso com o sucesso dos Jogos. Junto com os membros dos governos estava o Comitê Olímpico do Brasil, que compartilhou seus planos para preparar uma delegação brasileira competitiva para os Jogos do próximo ano e para prolongar o legado esportivo de elite deixado pelo Rio 2016 para as próximas edições dos Jogos.
Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, disse: “Esse foi a visita mais importante da Comissão de Coordenação até agora. Digo isso por causa do estado avançado de nossas preparações e da integração cada vez maior entre COI, Rio 2016 e nossos parceiros nos governos federal, estado e municipal.”
Na segunda-feira, a Comissão visitou o Parque Olímpico da Barra e o Campo de Golfe Olímpico, onde os membros puderam ver, em primeira mão, o avanço significativo atingido pelas instalações desde a última visita, em fevereiro. O legado dos Jogos também ficou claro quando a Comissão visitou as dependências da Arena do Futuro, cuja estrutura será desmontada após os Jogos e transformada em quatro escolas no Rio de Janeiro. O Parque também será transformado na sede do futuro Centro de Treinamento Olímpico Brasileiro, assim como em uma escola para jovens atletas de talento.
Além disso, a Comissão foi informada sobre outros programas que deixarão um legado por meio do impacto positivo em milhões de vidas, incluem-se aí as 10.000 vagas gratuitas em cursos de inglês para motoristas de táxi do Rio e a ampliação nacional do programa de educação do Rio 2016, o Transforma, que vai beneficiar aproximadamente 7 milhões de criança em todo o país.
Durante o encontro, a Comissão também recebeu atualizações dos organizadores e de seus parceiros sobre áreas como serviços para atletas, Comitês Olímpicos Nacionais (CONs), esportes e Federações Internacionais, operações de mídia, espectadores, transporte, marketing, tecnologia e Jogos Paralímpicos.
A Comissão de Coordenação voltará ao Rio de Janeiro pela última vez em abril do ano que vem. Enquanto isso, o COI continuará dando apoio aos organizadores dos Jogos Rio 2016 por meio do Project Review e da visita de especialistas.
O Comitê Olímpico Internacional é uma organização internacional sem fins lucrativos, composta de voluntários, comprometida com a construção de um mundo melhor por meio do esporte. Mais de 90% de sua arrecadação é redistribuída para o movimento esportivo global, o que significa que, todos os dias, o equivalente a US$ 3,25 milhões é destinado a ajudar atletas e organizações esportivas, em todos os níveis, ao redor do mundo.
Para mais informações, entre em contato com a Equipe de Relações com a Mídia do COI:
Tel: +41 21 621 6000 email: pressoffice@olympic.org, ou visite nosso site www.olympic.org.
Vídeos
YouTube: www.youtube.com/iocmedia
Imagens
Para ter acesso a uma grande seleção de imagens, disponíveis imediatamente após cada evento, siga-nos no Flickr.
Para solicitar imagens de arquivo (fotos e vídeos), contate nossa Equipe de Imagens: images@olympic.org.
Mídias sociais
Para informações minuto-a-minuto sobre o COI e atualizações regulares, siga-nos no Twitter, Facebooke YouTube.