28/08/2015

Comitê Rio 2016, sexta-feira (28 de agosto) – O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 aposta na inovação e sediará um Hackathon Paralímpico em parceria com o movimento Chicas Poderosas, que busca trazer cada vez mais mulheres latinas para a vanguarda do jornalismo digital.
A maratona de programação para o desenvolvimento de materiais sobre esportes paralímpicos reunirá um time de jornalistas, designers e programadoras, além de estudantes de comunidades do Rio de Janeiro, para dois dias de muita troca e aprendizagem na sede do Comitê Rio 2016, nesta sexta (28) e sábado (29).
O objetivo é criar infografias e narrativas digitais que depois serão distribuídas livremente para a imprensa e na web, espalhando informações ao público sobre como funcionam os esportes paralímpicos, os equipamentos especiais dos atletas, além de dados de acessibilidade para os Jogos, informações históricas e outros temas. O time vencedor, a ser anunciado no sábado, ganhará acesso livre durante os jogos para se juntar à equipe de Comunicação do Comitê Paralímpico Internacional.
O evento também dará início às atividades do Festival Paralímpico, marcado para 6 e 7 de setembro na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro. Na data, também começarão a ser vendidos os ingressos para os Jogos Paralímpicos, que serão realizados entre 7 e 18 de setembro do ano que vem.
Essa será também a primeira edição dos eventos do Chicas Poderosas no Brasil. Criado em 2013 pela designer portuguesa Mariana Santos, o Chicas é um movimento que visa aumentar a diversidade de vozes no jornalismo e diminuir a desigualdade de gênero nas redações, criando um corpo de mulheres treinadas para serem líderes em toda a América Latina.
Os eventos Chicas já aconteceram em oito países das Américas, com a presença de profissionais de Brasil, Argentina, El Salvador, México, Colômbia, Chile, Nicarágua, Costa Rica e Guatemala, além de mentores da Pro Publica, do Google, da Universidade de Stanford, do International Center for Journalists, da Singularity University e dos jornais The New York Times e The Guardian.
O hackathon começa na tarde de sexta com palestras da fundadora Mariana Santos, Stanford Knight Fellow e editora de infografia da Fusion, da jornalista Natália Mazotte (Escola de Dados) e de Rosinha Santos (paratleta do Atletismo). Em seguida, as equipes serão formadas e os temas dos infográficos definidos. No sábado, os times se reúnem durante todo o dia para realizar as infografias com ajuda de mentores, e a equipe vencedora será anunciada no final da tarde.
Mais informações:
Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
Relações com a Imprensa
imprensa@rio2016.com
Tels.: (21) 2016-6235 / (21) 2016-6385 / (21) 2016-6688
Paratleta Rosinha Campos fala aos participantes do Hackathon Paralímpico sobre sua carreira e suas experiências
Crédito: Gabriel Nascimento / Divulgação Rio 2016
Categoria: Fóruns e Convenções
download Tamanho: 1.56 MB • Tipo: JPEG