A chama Olímpica será agora transportada para a Candelária, no Boulevard Olímpico, onde outra obra de Howe já está instalada.
Fernando Meirelles explica a pira Olímpica.
Coroando a pira Olímpica Rio 2016 está uma escultura cinética do americano Anthony Howe: ela representa o sol e se movimenta com o vento, fontes de energia que devemos buscar.
Andrucha Waddington: “Nossa pira é um híbrido, um móbile que se movimenta pelo vento e reflete o fogo. A chama não gasta muito gás, é pequena e tem esta grande escultura do Anthony Howe. A grandeza dela está no movimento eólico.” (Foto: Getty Images/Ross Kinnaird)

Última parada: a chama Olímpica! Ela rodou mais de 26 mil quilômetros e passou por 325 cidades do Brasil em 95 dias, sendo conduzida por cerca de 12.500 pessoas. A chama chega ao estádio pelas mãos do ex-tenista Gustavo Kuerten, passa pelas mãos da craque Hortência, do basquetebol, e é entregue para o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que, ovacionado pelo público, acende a pira Olímpica. (Foto: Getty Images/Clive Mason)

Pela primeira vez na história festeira da cidade, 12 baterias do Grupo Especial de escolas de samba do Rio de Janeiro tocam juntas, de uma só vez, na passarela Olímpica do Maracanã – e com direito a porta-bandeira e mestre-sala.
Foto: Rio 2016/Alex Ferro

O mestre do samba Wilson das Neves mostra sua caixinha de fósforo, com a qual começa um sambinha no meio do Maracanã.

Thawan Trindade tem só 8 anos e dança desde os 4, incentivado pela avó Solimar, que resolveu levar o garoto para ter aulas. Ele aparece ao lado do veterano Wilson das Neves.
Foto: Rio 2016/Julio Stotz

Os baianos Caetano Veloso e Giberto Gil se unem à carioca Anitta, últimas estrelas a se apresentarem na noite, para cantar “Sandália de Prata”, clássico de Ary Barroso. O look de Anitta, um vestido que conversa um pouco com Beatriz Milhazes, foi desenvolvido por Adriana Degreas. Caetano e Gil vestem Osklen.
Fernando Meirelles: “O Caetano sugeriu a Anitta, a quem considera uma grande cantora. Realmente ficamos impressionados, ela tem uma técnica absurda e sua interpretação é linda”. (Foto: Getty Images/Elsa)

Calma, ainda não acabou. Achou que íamos ficar sem carnaval? Enquanto a Cidade das Caixas ganha as cores e mandalas da artista Beatriz Milhazes, o mestre do samba Wilson das Neves chama o espírito das grandes entidades da música, que surgem nos telões.
Em 1920, um primeiro atleta fez o juramento Olímpico, em nome de seus pares, prometendo respeitar e cumprir as regras e o espírito dos Jogos “para a glória do desporto e a honra de nossas equipes”. Desde 1972, um dos juízes também participa da cerimônia, prometendo toda a imparcialidade no verdadeiro espírito esportivo. Em 2010, por fim, foi introduzido o juramento de um treinador da nação anfitriã. São três, portanto, as falas deste momento da cerimônia.
O hino Olímpico é cantado em inglês por um coro de 40 crianças do Projeto More, ONG criada em 2006 por Sergio Ponce e que ajuda comunidades locais em Niterói. Eles oferecem aulas de música, esportes, dança, apoio escolar, nutricionista e tratamento médico para 500 jovens de 5 a 18 anos.
Leia mais sobre o projeto.
Entre os oficiais da Polícia Ambiental está o comandante Richard de Souza, 36 anos, da Unidade do Parque Estadual da Pedra Branca. “Preservamos o pouco que ainda resta da nossa natureza”, diz. “Recebemos mais denúncias de crime contra a fauna, talvez porque a identificação com animais seja mais fácil, mas precisamos proteger a flora também. Um depende do outro”, disse.
No Rio, existem cerca de 300 homens na força da Polícia Ambiental. E apenas sete mulheres, como a bióloga marinha Aline Gonçalves Hervano, de 31 anos. “Está bem pesado para o meio-ambiente. Estão acabando com tudo”, afirma. “É preciso ter visão de futuro. Espero que nossa participação aqui ajude a abrir a mente das pessoas.” (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Quem carrega a bandeira Olímpica, que tem 4,5 m x 2,70 m, é um time de atletas e pessoas que se dedicam a causas relacionadas aos valores Olímpicos. No Rio 2016, eles são Marta Vieira (futebol), Ellen Gracie (juíza), Sandra Pires (vôlei de praia), Oscar Schmidt (basquetebol), Joaquim Cruz (atletismo), Rosa Celia Pimentel (Pró-Criança Cardíaca), Torben Grael (iate) e Emanuel Rego (vôlei de praia). (Foto:Getty Images/Lars Baron)

No total, Caio usou mais de 1.000 folhas de papel amanteigado impermeável, seis rolos de fita adesiva comum e 2 mil varetas (de 40 cm e 80 cm). O artista de 29 anos garante que faz uma pipa perfeita em cinco minutos! “Tem muita poesia por trás: é o vento na cara, o céu aberto, o sol. Eu simplesmente gosto.”
Imagens






















































































