Notícias
Valores enraizados
Professora de educação física Ana Cláudia adota árvore do Transforma e é a educadora de ouro de fevereiro
Ana Cláudia (na ponta esquerda, agachada) durante formação do Transforma e distribuição dos ipês
Em julho de 2014, o Transforma chegou a 116 novas escolas. Cada instituição recebeu uma muda de ipê rosa ou amarelo, em uma representação da metáfora da árvore que explica a estratégia pedagógica do programa. A professora de educação física Ana Cláudia, da Escola Municipal Coelho Neto, não perdeu tempo: marcou uma reunião com os agentes jovens e explicou os valores Olímpicos e Paralímpicos simbolizados pela planta.*
Os alunos passaram a se revezar para regar a muda. Sete meses depois, o ipê já estava com tamanho suficiente para ser transplantado para a terra. “Os primeiros dias de aula, em fevereiro, são conhecidos como Semana do Acolhimento. Os alunos dão boas-vindas aos novos companheiros e apresentam a escola. Para celebrar a recepção, plantamos a árvore do Transforma no solo e explicamos o conceito do programa”, conta Ana.

Foi com a idade dos agentes jovens que Ana decidiu seguir a carreira na educação física. “Estudei em uma escola em Nilópolis que incentivava muito o esporte. Quando tive que escolher qual faculdade faria, não tive dúvidas.” Em 2003, Ana Cláudia passou em um concurso para o município do Rio de Janeiro, e desde então leciona na Escola Municipal Coelho Neto, no bairro Ricardo de Albuquerque. “Separamos os esportes por bimestre. Eles podem optar entre atividades como badminton, handebol, dança, tênis de mesa... Sempre falo para os alunos que o futebol pode ser praticado fora da escola em muitos lugares, eles entendem e não reclamam”, conta ela.
A árvore do Transforma está criando raízes na escola, e Ana deseja que os Jogos Rio 2016 continuem fazendo o mesmo no estado do Rio. “Espero que o legado seja positivo e que os jovens se sintam cada vez mais próximos da competição”, conclui ela.
*A estratégia pedagógica do Transforma trabalha com a metáfora de uma árvore na qual os valores Olímpicos e Paralímpicos estão localizados na copa – um lugar alto e à vista de todos, produzindo o efeito da inspiração. São eles: Respeito, Amizade e Excelência (valores Olímpicos) e Igualdade, Inspiração, Determinação e Coragem (valores Paralímpicos). Para serem assimilados e vivenciados pelos alunos, os valores Olímpicos e Paralímpicos foram traduzidos para o contexto escolar em cinco valores educacionais relacionados: alegria do esforço, jogo limpo, respeito pelos outros, busca pela excelência e equilíbrio entre corpo, vontade e mente. Na metáfora da árvore, os cinco valores educacionais complementam a copa. A árvore é composta ainda por um tronco (a atividade-principal proposta pelo Transforma: os desafios) e os galhos (as subatividades criadas pelas próprias escolas em função dos estímulos do programa). As raízes representam o enraizamento dos valores nas escolas. O solo simboliza a convivência escolar saudável e agradável.
