Notícias

01/10/2014

Uma aula de precisão e combate

Professores de educação física passam por capacitação em tiro com arco e esgrima
Uma aula de precisão e combate

Capacitação em tiro com arco na Vila Olímpica Mestre André (Foto: André Redlich/Rio 2016)

Cerca de 45 professores de educação física de escolas municipais do Rio participaram de terceira capacitação esportiva oferecida pelo Transforma em 2014: esgrima e tiro com arco - das categorias Combate e Precisão, respectivamente. O treinamento aconteceu na Vila Olímpica Mestre André, em Padre Miguel, no dia 26 de setembro. O objetivo da capacitação é que, depois de absorverem as regras e fundamentos básicos, eles sejam capazes de apresentar os esportes para os seus alunos.

A aula de esgrima foi ministrada pelas professoras Bárbara Soterio e Juliana Pereira, ambas Mestres de Armas. Elas começaram apresentando as diferentes modalidades: sabre, espada e florete. Depois de mostrarem o equipamento profissional, as professoras ensinaram como confeccionar um equipamento alternativo com materiais recicláveis. Folhas de jornal e tubos de PVC se transformaram em armas seguras para o combate.

O passo seguinte foi demonstrar os movimentos iniciais do esporte. Lado a lado, os professores experimentaram técnicas de ataque e defesa.  

Maurício dos Santos, professor de educação física da Escola Municipal Embaixador Araújo Castro, elogiou o trabalho das instrutoras. “O posicionamento inicial, a base, é fundamental para todos os esportes. Na esgrima a posição dos pés fica um pouco diferente, e elas souberam ensinar bem como assumir a postura ideal”.

A segunda parte da capacitação foi em tiro com arco. O arqueiro Renato Emílio, que participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos (1980, 1984, 1988, 1992), foi o instrutor do esporte. Com experiência de sobra, Renato ensinou aos professores de educação física como construir um arco com tubos de PVC e cordas de varal.

A professora Regina Ribeiro, da Escola Municipal Rubem Berta, aprovou a lição. “Achei muito viável a construção do equipamento. O Renato disse que podemos confeccionar o alvo com tatames usados, tenho alguns antigos na escola e vou aproveitá-los. Em 2015, o tiro com arco já fará parte da realidade dos meus alunos.”

Depois de falar das regras do esporte, foi a hora dos professores botarem a mão na massa, ou melhor, no arco.

“Não consegui acertar no centro do alvo. Mas o Renato nos ensinou a dar o primeiro tiro para marcar a mira, e a partir daí equilibrar: mais para o alto, esquerda, direita... Fui muito bem bem”, conta Regina.

A próxima capacitação será em esportes de marca, nos dias 07 e 09 de outubro. Os professores de educação física das 168 escolas integrantes do Transforma interessados em participar do curso devem enviar e-mail para educacao@rio2016.com.