Notícias
Um bate-papo Olímpico e Paralímpico
Diálogos Transforma promovem discussões em torno de temas relacionados ao esporte
Giovane Gávio fala dos valores do esporte (Foto: Rio 2016/André Redlich)
Faltam 38 semanas para o Brasil entrar na história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Sede da primeira edição do evento na América do Sul e primeiro país de língua portuguesa a receber a competição, o momento é ideal para discussões que envolvam esportes e diferentes setores da sociedade.
De olho em 2016, o Transforma lançou em novembro o Diálogos Transforma. No primeiro encontro, Giovane Gávio, bicampeão Olímpico de vôlei, Nelson Todt, presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e Vanderson Berbat, gerente geral do Comitê Rio 2016, discutiram como o esporte pode influenciar nos “Valores de Sempre e Tendências Atuais”.
Giovane destacou a importância do trabalho em equipe. Campeão Olímpico em Barcelona 1992, e eleito o melhor jogador de vôlei do mundo no ano seguinte, o atleta ainda estava na seleção brasileira no Mundial de 2002, mas dessa vez no banco de reservas. “Demorei para entender o valor que tinha no grupo. Eu já tinha estado no topo...Então decidi: vou ser o melhor reserva do mundo. Treinei forte, repeti exaustivamente os fundamentos”, conta ele. A recompensa veio no último ponto. Foi de Giovane o saque que deu o primeiro título mundial para o Brasil.
Nelson Todt, que também é professor doutor da PUC-RS, ressaltou que o esporte não é garantia de bons valores. “As competições podem despertar o melhor e o pior das pessoas. É preciso conversar com os jovens sobre os valores positivos e negativos, fazê-los pensar a respeito, e adaptar o aprendizado às diferentes realidades”, explica ele. Nelson também aproveitou a oportunidade para lançar o livro "Olimpismo", uma seleção de textos de Pierre de Coubertin, disponível para download gratuito.

O primeiro Diálogos Transforma também contou com a participação do secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio, Marco Antônio Cabral, Agberto Guimarães, diretor executivo de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016, Luisa Parente, ex-atleta Olímpica de Ginástica e Wagner Gomes, representante do CONFEF (Conselhos Federal e Regionais de Educação Física).
A próxima edição do Diálogos Transforma acontece no dia 03 de dezembro, no auditório dos Correios (Rua Presidente Vargas, 3077, 5º andar - Cidade Nova), das 08h30 às 12h. O tema "Obstáculos à igualdade de gênero no esporte e na vida" será debatido pela empresária Luiza Trajano e a medalhista Olímpica de vôlei de praia e gerente do Comitê Olímpico Brasileiro Adriana Behar. Interessados em participar devem enviar e-mail para dialogos@confef.org.br.