Notícias

16/03/2015

Transforma promove formação de 150 coordenadores pedagógicos

Profissionais das redes municipal, particular e estadual ingressam no programa de educação
Transforma promove formação de 150 coordenadores pedagógicos

(Foto: Gabriel Nascimento/Rio 2016)

A última semana foi movimentada no Comitê Rio 2016. Durante os dias 10, 11 e 12 de março, 150 coordenadores pedagógicos visitaram a sede da organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e participaram da formação do Transforma.

Educadores do município de Mesquita, e das redes particular, estadual e municipal do Rio de Janeiro passaram por uma imersão no programa de educação do maior evento esportivo do mundo.

A programação abordou temas como valores Olímpicos e Paralímpicos, desafios escolares e Olimpismo. Cada representante das escolas recebeu um material pedagógico com conteúdo educacional relacionado aos Jogos Rio 2016: o Guia Escolar Paralímpico e o EVO (Ensinando Valores Olímpicos).

“As duas publicações incentivam o trabalho interdisciplinar na escola. São ferramentas que promovem atividades que podem transformar o dia a dia dos alunos”, afirma Ana Carolina Farjoun, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Caíque Euclides da Cunha, em Itanhangá.

Os coordenadores desenvolveram pré-projetos para aplicar em suas escolas. A proposta de Roseli Martins, da escola particular Francisca Paula de Jesus, no Méier, é convidar um atleta Paralímpico. “As crianças fariam uma pesquisa de preparação para recebê-lo e montariam um mural sobre ele. O atleta contaria um pouco da sua experiência, com o objetivo de explicar a realidade do deficiente: não as limitações, mas o seu potencial”, planeja ela.

Os coordenadores pedagógicos também receberam mais detalhes sobre as funções dos demais multiplicadores do Transforma: professores de educação física, tutores e agentes jovens.

Renata Lia, representante da Escola Municipal Clotilde Guimarães, ressaltou o que considera o grande benefício do programa. “Acho que pode nos ajudar a resgatar valores. Nossa escola fica na Maré, a realidade de muitos jovens é complicada. A partir dos esportes e desafios escolares, podemos disseminar valores positivos.”

Um dos momentos animados da formação foi a composição do grito de guerra de cada grupo de coordenadores. A proposta era utilizar os valores Olímpicos e Paralímpicos na letra. Assista abaixo a uma paródia da cantora Anitta, e PRE-PA-RA que o Transforma está cheio de atividades em 2015!