Notícias

13/10/2015

Transforma chega a Brasília

Mais de 48 mil alunos serão contemplados pelo programa
Transforma chega a Brasília

Vinicius, mascote Olímpico, visita a capital brasileira (Foto: Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

O estádio Mané Garrincha não será o único a receber os Jogos Olímpicos, em 2016. As escolas de Brasília, de 12 regionais do Distrito Federal, também vão participar desta grande celebração do esporte através do Transforma. Em Brasília, o programa inicia com 42 escolas públicas e particulares, impactando mais de 48 mil alunos. Nas escolas, o programa oferece: material didático de referência sobre os Jogos, capacitação prática e teórica em esportes Olímpicos e Paralímpicos para professores de Educação Física e formação de coordenadores pedagógicos, agentes Jovens (alunos líderes do programa nas escolas) e seus tutores. A formação para professor de educação física também está aberta para profissionais dos Centros Olímpicos (espaços públicos dedicados a prática de esportes, desenvolvidos pela Secretaria de Esporte nas cidades do Distrito Federal).

No último sábado (27/06), tutores e alunos foram capacitados pela equipe do Transforma e são eles que vão manter a chama dos Jogos acesa nas escolas do Distrito Federal. “Os alunos gostaram muito, contamos até com a presença do Zeus e do Barão Pierre de Coubertin”, brinca o coordenador pedagógico Paulo Alex da escola CED 03 de Sobradinho, referindo-se às palestras lúdicas sobre a história dos Jogos e o papel do agente jovem. “Na próxima semana, vou me reunir com os professores para traçar o planejamento do Transforma na nossa escola. Queremos fazer uma cerimônia de abertura e propor experimentações esportivas”, comenta.

O Transforma iniciou suas atividades em 2014 e já está presente em 2.135 escolas nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com, aproximadamente, um milhão de alunos impactados. Vanderson Berbat, gerente geral de Educação do Comitê Rio 2016, ressalta a importância da chegada do programa a Brasília. “O maior evento esportivo do mundo precisa deixar um legado educacional, e é isso o que estamos conquistando com o Transforma. Por meio do esporte, promovemos valores, uma vida mais saudável e ativa para os jovens e melhoramos o ambiente escolar”.

Além do trabalho com as escolas, o programa de Educação realiza festivais esportivos, que permitem que o público em geral também experimente novos esportes, como o rúgbi em cadeira de rodas, hóquei sobre grama, luta olímpica e tiro com arco. Em Brasília, o primeiro Festival Esportivo Transforma está previsto para novembro deste ano.