Notícias
Torcida de peso
600 jovens do Transforma acompanham Taça Brasil de saltos ornamentais
(Foto: André Redlich/Rio 2016)
Nem o mau tempo foi capaz de afastar os jovens do Transforma do Parque Aquático Maria Lenk, na última quinta-feira, dia 27. Cerca de 600 alunos de Vilas Olímpicas e escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro assistiram à Taça Brasil de saltos ornamentais, o torneio nacional mais importante do esporte.
“É fundamental que a criança tenha contato com a modalidade”, afirma o atleta Cesar Castro, campeão no trampolim de três metros e que pretende disputar sua quarta edição de Jogos Olímpicos no Rio. “O jovem que vem ao campeonato pode se interessar pelo esporte, e quem sabe começar a saltar também. O maior legado dos Jogos Rio 2016 para os saltos ornamentais seria a popularização do esporte.”
Antes da Taça Brasil começar, os 600 jovens do Transforma tiveram uma companhia especial. Os mascotes Rio 2016 interagiram e tiraram fotos com as crianças. Na entrada do Parque Aquático Maria Lenk, era possível votar nos nomes dos mascotes. Cauã Rodrigues, de 8 anos, não titubeou. “Quero que seja Oba e Eba!”

Juliana Veloso, maior nome brasileiro dos saltos ornamentais, completou 22 edições de Taças Brasil em 2014 com direito a mais uma medalha na modalidade Plataforma. Ela está treinando duro para disputar Jogos Olímpicos pela quinta vez em 2016. “Voltei devagar depois de ter meus dois filhos (Tiago, de 5, e Pedro, de 1). Venho progredindo aos poucos. Sinto que estou mais firme na parte técnica. O ano de 2015 será de bons resultados”, afirma ela. Juliana também aprovou os mascotes Rio 2016. “Achei fofos, bem brasileiros. Votei nos nomes Vinicius e Tom.”

Além dos craques do esporte, a Taça Brasil contou com uma estrela da televisão. O ator Thiago Martins irá representar um atleta de saltos ornamentais na próxima novela da Rede Globo. “Vai ser muito legal para divulgar o esporte. O personagem é preocupado com a alimentação e determinado.” Thiago revela a maior dificuldade do papel. “Tenho muito medo de altura. Tem sido um desafio bom.”
O jovem Guilherme de Almeida, de 13 anos, aluno da Vila Olímpica Honório Gurgel, só conhecia o esporte pela televisão. “Gostei muito dos saltos. Em 2016, vou querer assistir aos Jogos Olímpicos aqui no Maria Lenk”, conta ele.
Confira aqui os resultados da Taça Brasil de Saltos Ornamentais.