Notícias

18/08/2014

Segundo desafio do Transforma na reta final

Escolas têm até 1º de setembro para enviar vídeo com ação solidária
Segundo desafio do Transforma na reta final

Alunos ensaiam peça "O Auto da Compadecida"

As escolas participantes da Maratona de Valores do Transforma têm até o dia 1º de setembro para enviar o vídeo do segundo desafio: Escola Solidária! O objetivo é criar uma cultura de voluntariado entre os alunos e melhorar a vida da comunidade em torno da escola.

Alguns jovens já concluíram o desafio e ajudaram a vizinhança. Na Escola Municipal Luiz Delfino, na Gávea, a atividade realizada foi uma coleta de lixo no Parque da Cidade, aliada à confecção de cartazes sobre a preservação do meio ambiente. “A administração do Parque gostou tanto que pediu para deixarmos os cartazes expostos na entrada. Foi tudo feito pelos alunos. Apenas garantimos a segurança na coleta, distribuindo luvas descartáveis e evitando que objetos cortantes fossem recolhidos”, conta a coordenadora pedagógica Adriana Teixeira.

A EM Oswald de Andrade, em Anchieta, também desenvolveu uma ação de voluntariado. Depois de revitalizarem a horta da escola, os jovens plantaram 280 mudas de salsa e distribuíram de porta em porta na comunidade. Os moradores receberam explicações sobre a importância da alimentação saudável e como é possível economizar nas compras tendo uma horta em casa. “As crianças pesquisaram diversos tipos de hortaliças e pensaram na salsa, porque faz bem para a saúde e é de fácil plantio. Quando souberam que os gregos antigos presenteavam com salsa os vencedores de competições esportivas, tiveram certeza da escolha”, conta Vânia Feu, professora da escola. 

A aluna Milene Franciele, de 10 anos, participou da atividade. “Foi muito divertido. No primeiro desafio fizemos uma horta na escola, e agora no segundo distribuímos as plantas para todos e levamos para os vizinhos um pouco do que aprendemos nas aulas”.

As Escolas Municipais Doutor Sócrates (Pedra de Guaratiba) e Embaixador Araújo Castro (Campo Grande) vão atuar em duas frentes comuns: abrigos de crianças e idosos e inclusão de pessoas com deficiência. Enquanto a primeira promete uma gincana de esportes adaptados e a encenação da peça “O Auto da Compadecida” em um abrigo, a segunda vai doar fraldas e materiais de higiene e organizar um dia cultural.

“Algumas eletivas como dança, maquiagem, brincadeiras de criança e oficina de reciclagem promoverão atividades para a integração de crianças com deficiências das escolas da região”, conta Roberta Martins, coordenadora pedagógica da EM Embaixador Araújo Castro.

O regulamento do segundo desafio com detalhes sobre o envio do vídeo está disponível no site do Transforma, que também oferece um curso sobre produção e edição de fotos e vídeos.