Notícias

10/03/2016

São Paulo entrou no bate-papo

Terra da Garoa é a próxima parada do Diálogos Transforma, marcado para 1º de abril
São Paulo entrou no bate-papo

Uma dos palestrantes é Terezinha Guilhermina, medalhista de ouro no atletismo Paralímpico em Londres-2012 e Pequim-2008 (Foto: © CPB/Patrícia Santos)

Depois de duas edições no Rio de Janeiro, o Diálogos Transforma, evento de debates sobre temas inerentes à educação e ao esporte, chega no dia 1º de abril à sede da Dow em São Paulo (SP). Os convidados são a atleta e medalhista Paralímpica Terezinha Guilhermina, o escritor e diretor criativo da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 Marcelo Rubens Paiva e o mestre em Gestão da Diversidade Humana Rodrigo Hübner Mendes. Sob o guarda-chuva do “Respeito à diversidade como forma de promover a inclusão”, os três – cada um especialista no tema à sua própria maneira – farão palestras individuais e, depois, conduzirão um debate com participação da plateia. O especialista de Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016, Marcos Lima, será o mediador do evento.

Realizada com apoio da Dow e em parceria com o Confef (Conselho Federal de Educação Física), a próxima edição do Diálogos Transforma ocorrerá das 14h às 17h30 e tem entrada gratuita – é necessário apenas enviar um e-mail para educacao@rio2016.com confirmando a inscrição.

Conheça abaixo os palestrantes:

Terezinha Aparecida Guilhermina, 37 anos, natural de Betim (MG), é atleta Paralímpica. Ela disputa provas de atletismo nas categorias T11 e T12 (atletas com deficiência visual). Venceu medalhas de ouro em Londres-2012 (100 m e 200 m) e em Pequim-2008 (200 m). Também conquistou uma prata e um bronze em Pequim-2008 (100 m e 400 m) e um bronze em Atenas-2004 (400 m).

Marcelo Rubens Paiva, 56 anos, natural de São Paulo (SP), é escritor, dramaturgo, roteirista, jornalista e diretor criativo da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Aos 20 anos, fraturou uma vértebra do pescoço em um incidente em um lago que o deixou tetraplégico. O relato sobre essa trajetória é o livro “Feliz Ano Velho” (1982), que se tornou um sucesso nacional. Sua obra mais recente é “Ainda estou aqui”, lançada em 2015. Atualmente, escreve para o jornal O Estado de S. Paulo.

Rodrigo Hübner Mendes, 43 anos, é fundador do Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos que desenvolve programas de educação inclusiva. Ele idealizou a entidade ao perceber a importância da pintura no processo de reconstrução de sua autonomia após um assalto que o deixou tetraplégico. Rodrigo é também mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP), membro do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial) e Empreendedor Social Ashoka.

Serviço do 3º Diálogos Transforma
Local: Sede da Dow (avenida das Nações Unidas, 14.171 / 5º andar - Diamond Tower - São Paulo)
Data: 01/04/2016
Horário: das 14h às 17h30