Notícias
Relembre a largada do Transforma em 2014
Eventos de formação e capacitação informaram, motivaram e integraram alunos e corpo docente
Bolas com os valores Olímpicos e Paralímpicos no evento de formação de agentes jovens (Foto: Rio2016/Alexandre Loureiro)
Até abril deste ano, coordenadores pedagógicos, professores de educação física, agentes jovens e seus tutores já passaram pelos cursos de formação do Transforma: um total de 523 pessoas das escolas municipais do Rio nas quais o programa está presente por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
Esses quatro grupos são líderes do Transforma nas escolas e responsáveis por criar projetos de mobilização e de transformação ligados à vivência dos valores Olímpicos e Paralímpicos, à experimentação de novos esportes e à participação nos Jogos Rio 2016. Alguns desses projetos são desenvolvidos pelas escolas para concorrerem aos desafios escolares. Outros são projetos independentes dos desafios, que as escolas idealizam e desenvolvem por conta própria.
A primeira formação foi a dos coordenadores pedagógicos, nos dias 24 e 25 de fevereiro. No encontro, os coordenadores aprenderam mais sobre a história e os valores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – e como eles podem contribuir para o processo educacional.
No dia 11 de março, foi a vez da formação de professores de educação física, que aprenderam mais sobre a categorização dos esportes Olímpicos e Paralímpicos por similaridade de movimento, de ações ou de local de execução. Essa categorização ajuda a maximizar a experimentação dos esportes nas escolas e orienta as capacitações esportivas oferecidas em parceria com as confederações brasileiras.
Para o professor de educação física Marcus Vinícius de Menezes, da Escola Municipal IPEG, a diversificação de esportes pode provocar uma transformação de atitudes também. “O Transforma pode deixar para a minha escola uma maior integração entre as disciplinas, uma mudança no comportamento e nas atitudes”, disse Marcus.
No dia 14 de março, a formação dos tutores dos agentes jovens preparou professores e funcionários das escolas para acompanharem e orientarem os agentes jovens ao longo do ano. No dia 12 de abril, alunos e tutores participaram juntos da formação dos agentes jovens.
“O esporte motiva, é uma coisa muito boa, incentiva as pessoas a darem o seu melhor”, disse o agente jovem Matheus Ribeiro, de 15 anos, aluno do nono ano da Escola Municipal Guimarães Rosa.
Os estudantes aprenderam sobre a história e os valores dos Movimentos Olímpico e Paralímpico, interagiram com a judoca Sarah Menezes (primeira medalhista Olímpica brasileira no judô feminino) e experimentaram cinco esportes (tênis, tiro com arco, golfe, hóquei sobre a grama e badminton). No evento, os agentes jovens começaram a trabalhar em projetos para o desafio “Jogo Limpo”.
No final de abril, os professores de educação física participaram da capacitação esportiva em esportes de rebatida (hóquei sobre grama e badminton) e já começando a introduzir os novos esportes nas escolas.
Fique ligado no Transforma, porque está só começando!