Notícias

11/02/2015

Presença garantida

Regina Ribeiro participa de todas as capacitações do Transforma e é a Educadora de Ouro de janeiro
Presença garantida

Concentração no treinamento de tiro com arco (Foto: André Redlich/Rio 2016)

Em 2014, o Transforma ofereceu quatro capacitações para professores de educação física, em esportes de rebatida (badminton e hóquei sobre grama), marca (atletismo Olímpico e Paralímpico), precisão (tiro com arco e esgrima) e Paralímpicos (goalball e futebol de 5). Todos os treinamentos tiveram uma personagem especial em comum: Regina Ribeiro, que conseguiu ampliar o cardápio de esportes da Escola Municipal Rubem Berta, em Bangu.

“Escolhi cursar educação física na 3ª série do primário, por influência de uma ótima professora da época”, conta ela. “Fiz faculdade em Volta Redonda, e em 1986 ingressei na minha primeira escola. Cinco anos depois, em 1991, vim trabalhar no Rio de Janeiro e entrei na Escola Municipal Rubem Berta. Já são 24 anos.”

Regina conta que as aulas na universidade ensinaram apenas os esportes mais conhecidos, o que também acontece nas escolas. “Muitos professores, seja por falta de conhecimento, de vontade ou de estrutura, jogam a bola na quadra e falam para as crianças brincarem. Deixam de ser professores e se tornam babás. Eu faço questão de ensinar.”

As aulas de Regina comprovam esse comprometimento. Depois de participar da capacitação em rebatida, a professora entrou em contato com a Federação Carioca de Hóquei sobre Grama e conseguiu dez bolas e 30 tacos para os seus alunos. Na capacitação em tiro com arco, Regina procurou os instrutores da Confederação Brasileira e sugeriu uma oficina de construção de arcos. O encontro foi combinado para 2015.

“Acho que a educação física vai além do futebol, vôlei, basquete... Aproveito tatames velhos e construo um jogo de twister, faço alguns buracos no mesmo tatame, e com garrafas de plástico e cabos de vassoura posso ensinar golfe”. Segundo Regina, a moda de inovar se espalhou na escola. “Os alunos estão ficando metidos. Outro dia pediram para jogar lacrosse (esporte muito comum nos Estados Unidos e Canadá). E eu embarco nessa com eles”, brinca ela.

Em 2015, as aulas de educação física começarão de forma diferente na Escola Municipal Rubem Berta. Regina pretende revitalizar a quadra com a ajuda dos alunos, e ensinar o mini atletismo.

Com o início do processo de venda de ingressos para os Jogos Rio 2016, a professora já decidiu a quais esportes quer assistir. “Basquete, badminton e ginástica artística. Ah, e os Paralímpicos, todos que puder!” O ano de 2016 também será importante por outro motivo. “Já poderei me aposentar. Mas com a quantidade de coisas que estou fazendo... Acho que tenho energia para continuar mais um tempo”, conclui Regina.