Notícias
Pedalando pela educação
Seleção brasileira de mountain bike ganha recepção calorosa de alunos de colégio carioca
Ciclistas posam à frente dos alunos do Antonio Houaiss (Foto: Rio 2016/André Redlich)
Se a expectativa pelo encontro com atletas brasileiros de mountain bike na tarde de 8 de outubro já era grande entre os alunos do Colégio Estadual Antonio Houaiss, o atraso da chegada da equipe à escola no Méier – causado por um acidente na principal avenida do Rio – só fez elevar a ansiedade dos jovens. A espera foi esquecida assim que se abriu o portão do centro de ensino para a van dos ciclistas, recebidos pelos estudantes com uma salva de palmas e muita curiosidade. Dali em diante, Henrique Avancini, Rubens Donizete, Luiz Cocuzzi, Ricardo Pscheidt, Raiza Goulão, Erika Gramiscelli e Sofia Subtil – selecionados para participar no domingo, 11, do Desafio Internacional de Mountain Bike pelo Aquece Rio – fizeram a alegria da garotada.
O grupo falou aos jovens sobre seu esporte, tirou dúvidas, posou para fotos e ainda conheceu um adolescente adepto da modalidade. O espaço do pátio foi suficiente para que Avancini e Pscheidt montassem sobre suas bicicletas e dessem uma curta volta de exibição diante das dezenas de espectadores. Logo em seguida, Luiz Felipe Palmeira da Silva, 17, aluno do Antonio Houaiss, agente jovem do Transforma e praticante de mountain bike, pôde experimentar o equipamento profissional. “Fiquei bobo quando soube pela diretora que eles estariam aqui na escola. É sempre bom conhecer os atletas pessoalmente e ter a quem admirar”, afirmou Luiz.
Para Henrique Avancini, o contato com a juventude traz muitos benefícios. “Mesmo que eles não sigam carreira no mountain bike, é importante mostrar aos alunos o que o esporte tem de inspirador e como ele pode ajudá-los na sua formação como cidadãos”, disse o ciclista. Por ter conquistado títulos como a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2014 e o Campeonato Brasileiro XCO 2013, o atleta foi um dos mais requisitados pela garotada. “Mais disso, por favor!”, pediu ele, depois do encontro, em uma publicação em sua página no Facebook, acompanhada de uma foto com seus companheiros de seleção e os alunos do Antonio Houaiss.
Ao lado de Sofia Subtil, Erika Gramiscelli conversou longamente com meninas do colégio. Mais experiente da ala feminina da equipe, aos 32 anos, a ciclista mineira, cinco vezes campeã brasileira na categoria XCO, era só felicidade ao final da ação. “O Transforma está de parabéns pela iniciativa. Ver o interesse dos jovens pelos atletas e poder passar a eles o que o esporte pode trazer de bom me enche de orgulho”, disse.