Notícias

23/02/2015

Novo ano, novas escolas

Transforma e Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro fecham parceria para expansão do programa
Novo ano, novas escolas

Mapa do Transforma em 2014 será ampliado

Em 2014, uma parceria entre o Transforma e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) levou o programa para dez colégios estaduais, nos municípios do Rio de Janeiro, São Gonçalo e Paty dos Alferes. A experiência foi bem sucedida, e o resultado é um acordo de expansão que incluirá mais 160 colégios do estado no Transforma em 2015. Na última segunda-feira, 23, mais de 80 diretores receberam as primeiras informações sobre o projeto em uma reunião no auditório da SEEDUC.

Ao todo, 1280 alunos, 160 coordenadores pedagógicos, 160 professores de educação física e 320 tutores passarão por um treinamento presencial, que promove os valores Olímpicos e Paralímpicos com base em conteúdos relacionados aos Jogos Rio 2016.

Durante o ano de 2015, os colégios poderão participar dos Festivais Esportivos Transforma e dos desafios escolares. Os professores de educação física serão convidados para as capacitações esportivas, cursos oferecidos pelo Transforma para ampliar o cardápio de esportes nas escolas. Além disso, professores e alunos têm à disposição downloads gratuitos das aulas digitais do programa. 

Segundo Adriana Lessa, diretora de Articulação Curricular da SEEDUC, “a parceria com o Transforma pode render bons frutos para a melhoria do clima escolar e redução de abandono dos estudos pelos nossos jovens.” Adriana também ressalta a questão da saúde e do bem-estar. “As atividades podem trazer mais disposição, espírito de equipe, fair play e foco para os estudantes."

Áurea Garcia, diretora do Colégio Estadual Antônio Gonçalves, em São João de Meriti, animou-se com a apresentação do Transforma. “Acho que vai ser ótimo para ampliar a oferta de esportes na nossa escola. Não sonhava em levar os Jogos Rio 2016 para a baixada fluminense, e agora que a oportunidade existe, sei que os alunos vão adorar.”