Notícias
No nosso pódio cabem dez
Conheça as escolas vencedoras do Desafio de Revezamento da Tocha
Tochas campeãs do Desafio vêm dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (Foto: Rio 2016/Reprodução)
Ao longo de 45 dias, 770 escolas de 274 municípios em 19 estados se mobilizaram das mais diferentes formas para conseguir o maior número possível de revezamentos virtuais para as tochas que seus alunos construíram. No total, foram ajudadas por nada menos que 114 mil “condutores”. Mas o sucesso do Desafio Escolar Transforma de Revezamento da Tocha não passa apenas pelos números. A parte da qualidade também mereceu grande dedicação dos estudantes, que esbanjaram criatividade na confecção de sua própria versão para um dos principais símbolos Olímpicos.
Convocação de pais e familiares, amigos e vizinhos, campanhas em redes sociais, mutirões em praça pública e a boa e velha comunicação boca a boca. São diversas as estratégias adotadas pelas dez escolas que alcançaram o topo da classificação por revezamentos ao fim do Desafio. Elas estão distribuídas por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, em nove municípios diferentes – Salinas (MG) tem duas representantes no Top 10. Juntas, somam 25.601 revezamentos, ou seja, mais que o dobro dos 12 mil carregadores que revezarão a Tocha Olímpica nos 100 dias que antecedem a abertura dos Jogos. Todas as escolas serão premiadas com uma réplica da Tocha Rio 2016.
Confira abaixo as dez vencedoras do Desafio Escolar Transforma de Revezamento da Tocha:
1º Presidente Castelo Branco – Piraí (RJ) – 3492 revezamentos
2º CIEP Professora Maria José Machado – Duque de Caxias (RJ) – 3201 revezamentos
3º Paraisense – São Sebastião do Paraíso (MG) – 3065 revezamentos
4º EE Doutor Osvaldo Prediliano Santana – Salinas (MG) – 3051 revezamentos
5º Escola Sesi Jacarepaguá – Rio de Janeiro (RJ) – 2476 revezamentos
6º Walter Francklin – Três Rios (RJ) – 2450 revezamentos
7º Centro Educacional Sesi 179 – Jundiaí (SP) – 2415 revezamentos
8º Clertan Moreira do Vale – Tupaciguara (MG) – 2118 revezamentos
9º Professor José Miranda – Salinas (MG) – 1734 revezamentos
10º Messias Pedreiro – Uberlândia (MG) – 1599 revezamentos
Em praça pública
A 100 km da capital fluminense está o município de Piraí (RJ), onde fica o Colégio Municipal Presidente Castelo Branco. Os 3492 revezamentos alcançados pela escola equivalem a cerca de 13% da população de 26 mil habitantes. Um dos segredos para chegar a uma adesão tão significante foi aproveitar a realização da feira de ciência e tecnologia na praça da Preguiça, principal espaço público da cidade. Claudia Rodgers, coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Piraí, teve a iniciativa de montar um estande exclusivo do Transforma na área do evento. Além de expor todas as tochas confeccionadas pelos alunos das escolas locais, ela disponibilizou diversos notebooks para que os frequentadores da feira ajudassem a turbinar os revezamentos de Piraí. A 1ª posição conquistada pelo colégio não deixa dúvidas sobre o sucesso da estratégia.
Dos três estados representadas no Top 10, Minas Gerais foi o mais frequente – entre as dez escolas vencedoras, cinco são mineiras. Salinas, inclusive, aparece duas vezes. Mas a escola mais bem colocada no estado foi a Paraisense, de São Sebastião do Paraíso, na 3ª posição. No município de 69 mil habitantes, a mobilização começou dentro da sala de aula e se expandiu até a emissora de televisão local, como explica o professor de Educação Física Murilo Pessoni Neves, que orientou os alunos da instituição no Desafio. “Procuramos envolver toda a comunidade escolar e passamos a mobilizar diversos grupos de redes sociais de nossa cidade. Fomos também à TV local e fizemos parcerias com alguns estabelecimentos de ensino”, relatou ele.
Para além das dez vencedoras, a Equipe Transforma agradece a todos os participantes pelo empenho demonstrado, que garantiu o sucesso do Desafio. A participação de escolas de 19 estados e mais de 700 municípos mostra que o espírito Olímpico e Paralímpico se disseminou por boa parte de nosso país e abre espaço para que o legado educacional dos Jogos Rio 2016 se fortaleça cada vez mais nessas e em outras localidades. Parabéns pela participação e até a próxima!