Notícias

26/03/2015

Na onda do rádio

Parceria entre CBN e Transforma leva comunicação e esportes para escolas do estado do Rio
Na onda do rádio

A última terça-feira, 24, marcou a contagem regressiva de 500 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A cerca de 40 quilômetros da Cidade Maravilhosa, a Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, em Mesquita, também celebrava, com a primeira edição do projeto Construindo Campeões, uma parceria entre a rádio CBN e o Transforma.  

Cerca de 200 jovens deixaram as salas de aula pela manhã e encontraram uma degustação esportiva no pátio da escola. Primeiro, uma pista de salto em distância, com o comprimento do recorde mundial do americano Mike Powell, de 8,95 metros. Em seguida, uma pista de mini golfe. Rafael Ramos, de 13 anos, era um dos mais empolgados com o esporte. “É mais difícil do que imaginei. Foi a primeira vez que segurei um taco de golfe na vida, no começo tive vontade de empurrar a bola com o pé”, brinca o jovem. Os alunos também conheceram o recorde de salto em altura e jogaram basquete em uma cesta de dimensões oficiais.

A celebração continuou dentro do ginásio, comandada por Evaldo José, referência há 20 anos no radialismo esportivo. O narrador da CBN contou lance a lance uma partida masculina e uma feminina de futsal. Evaldo teve três companheiros especiais: os alunos Marcos Paulo, Juliane Lima e Kamylla Gomes, do 9º ano, foram os comentaristas das partidas.

Juliane, de 15 anos, não se intimidou ao receber o microfone. “O Evaldo me chamava para comentar quando a jogada estava perto de mim. Também entrevistei os jogadores na saída da quadra e minhas amigas na torcida”, conta a jovem.

O narrador, famoso pelo grito “que lindo!” na hora dos gols, considera que a importância do evento extrapola a experimentação esportiva. “Estamos aproximando os Jogos das crianças e falando dos valores do esporte, do fair play, da lealdade, de saber ganhar e perder. É um caminho divertido para educar.” Evaldo elogiou o desempenho dos parceiros mirins. “São os locutores do futuro! Espero que se apaixonem pelo rádio, um veículo extraordinário e imortal”, conclui ele.