Notícias
Muitos jeitos de jogar limpo
De hortas a receitas de culinária, as escolas soltam a criatividade no desafio do Jogo Limpo
Reaproveitamento de pneus como vaso de plantas na forma dos Aros Olímpicos (Foto: Rio2016)
Um dos valores fundamentais do esporte, o jogo limpo destaca a importância de manter uma conduta ética em relação aos outros, respeitar as regras e os adversários e ser honesto consigo mesmo. No primeiro desafio do Transforma, 52 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro aceitaram o desafio de criar ações que representassem o jogo limpo não só no esporte, mas também com o meio ambiente, com os espaços da escola e na relação com os outros.
Na Escola Municipal Guimarães Rosa, os alunos criaram uma horta suspensa com garrafas pet. Nas garrafas cortadas, plantaram temperos e hortaliças (foto abaixo). “A ideia é continuar e cobrir a grade toda com a horta”, contou a professora de educação física Lúcia Imbrósio. Além da horta, os alunos estão realizando uma campanha para recolher óleo de cozinha, fizeram uma exposição com os professores de arte mostrando os valores Olímpicos e Paralímpicos e estão enfatizando o respeito ao adversário na prática do rugby. Para completar o jogo limpo “com os espaços da escola”, os alunos estão reformando a quadra junto com a ajuda dos pais e da comunidade.

O desafio do jogo limpo está motivando toda a escola e integrando as disciplinas. Uma atividade realizada na Escola Municipal Mário Casasanta envolveu uma aula de culinária que abordava o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como a casca de banana, ao mesmo tempo em que ensinava a calcular proporção. Os alunos tiveram que calcular a proporção de ingredientes que seriam usados na receita na aula de matemática, prepararam o bolo de casca de banana na escola e depois comeram. Em outra atividade, os alunos também limparam a sala de informática e criaram um espaço lounge para leitura. “Fizemos um mutirão de limpeza, arrumamos os livros, trouxemos almofadas e capas e preparamos uma mesa de chá”, comemorou a coordenadora pedagógica Adelaide Baroni.
O jogo limpo “com o meio ambiente” envolveu a recuperação da horta da Escola Municipal Ruben Berta. Os alunos também reaproveitaram pneus para plantar, pintar e criar os arcos Olímpicos. No quesito “esportes”, eles participaram da organização de um torneio no qual foram árbitros e fizeram as tabelas, e realizaram atividades em esportes de rebatida como badminton, peteca, frescobol e taco. “Os alunos estão empolgadíssimos”, disse a professora de educação física Regina Ribeiro.
