Notícias

17/05/2016

Muito além do esporte

Série de aulas digitais relaciona os Jogos a ciências como a física, a química e a biologia
Muito além do esporte

Uma das novas lições aborda o tema "A física no atletismo e no hóquei" (Foto: Rio 2016)

Sabia que Usain Bolt precisa ser "O Cara" não só na pista, mas também na física? Ou que estádios de futebol em que você vibra com as partidas do seu time têm uma grande contribuição da química? Já parou para pensar em como a alimentação de atletas profissionais tem que ser cuidadosamente pensada de acordo com cada modalidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos?

Essas e outras tantas curiosidades são abordadas nas novas aulas digitais oferecidas pelo Transforma em parceria com a Dow, que desenvolve projetos nas cidades em que atua para contribuir com o ensino de disciplinas STEM (do inglês “ciência, tecnologia, engenharia e matemática”) nas escolas públicas e privadas. Disponível para o público dos coordenadores e coordenadoras pedagógicos, o material contém lições como “A Física no atletismo e no hóquei”, “Jogo limpo X doping”, “Segurança e eficiência energética” (sobre a química das arenas esportivas) e “O que é pegada de carbono?”.

As aulas científicas do Transforma usam exemplos de atletas específicos para captar a atenção dos estudantes, como o jamaicano Usain Bolt, dono da medalha de ouro em atletismo nos 100 m rasos, 200 m rasos e no revezamento 4x100 m tanto em Pequim-2008 quanto em Londres-2012; e Ronaldinho Gaúcho, campeão da Copa do Mundo de 2002 pela seleção brasileira de futebol.

Aproveite essa oportunidade de mostrar o universo Olímpico e Paralímpico aos seus alunos não só pela educação física, mas também por meio das ciências exatas e da natureza! 

Acesse aqui os diferentes conjuntos de aulas:
A Física dos esportes
Os Jogos e a saúde
A Química e o futebol
Pegada de carbono