Notícias

10/04/2014

Largada do Transforma nas escolas

Durante evento de formação, time de agentes jovens vai participar de dinâmicas de liderança, experimentar novos esportes, conhecer atletas e encarar primeiro desafio do ano
Largada do Transforma nas escolas

Já imaginou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 acontecendo dentro das escolas? Com o espírito de liderança de centenas de jovens, esse sonho começa a virar realidade. Neste sábado, dia 12 de abril, o Transforma realiza a formação de agentes jovens, os alunos que lideram atividades e projetos dos Jogos Rio 2016 dentro das escolas.

  

O encontro reunirá cerca de 500 agentes jovens e seus tutores numa escola na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde eles serão apresentados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e participarão de dinâmicas que testarão sua capacidade de mobilização e de liderança. Os jovens também terão a oportunidade de conhecer atletas, como a judoca piauiense Sarah Menezes que conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Londres em 2012 e foi a primeira atleta do judô feminino a conquistar esse lugar no pódio.

No evento, os alunos poderão ainda experimentar novos esportes, como hóquei sobre grama, tênis, badminton, golfe e tiro com arco. Haverá representantes das confederações no local explicando as características dos esportes e convidando os jovens a aprenderam alguns movimentos de cada um. No intervalo das atividades, haverá ainda um pódio dos Jogos, com opções de uniformes, onde os alunos poderão tirar fotos caracterizados como atletas de diferentes esportes. Os jovens poderão também fotografar com as marcas dos Jogos Rio 2016 e com a tocha dos Jogos Invernos de Sochi 2014.

Ao longo da formação, será lançado o primeiro Desafio Transforma, que as escolas deverão cumprir até o dia 13 de junho. Durante o evento, os agentes jovens serão divididos em grupos de trabalho para desenvolverem um plano de ação para ser implementado na sua escola. 

Este é o quarto curso de formação realizado neste ano pelo Transforma, que já treinou também coordenadores pedagógicos, professores de educação física e tutores (profissionais das escolas que acompanham e orientam os agentes jovens). Esses grupos têm a missão de estimular novas atividades nas escolas ligadas às três linhas de atuação do programa: vivência de valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentação de novos esportes e participação nos Jogos.