Notícias
Inspiração dentro e fora d'água
Agentes jovens fazem homenagem a campeão Olímpico Ricardo Prado
Ricardo Prado dá aula de natação para alunos de escola municipal, no Rio (Foto: Cláudia de Sá Amaro)
Atleta (e medalhista!) Olímpico da natação, Ricardo Prado foi recebido pelos agentes jovens do Transforma na Escola Municipal Doutor Sócrates (Ginásio Experimental Olímpico), em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, na última terça. Prado inaugurou a piscina Olímpica da escola e deu um treino de natação para cerca de 50 alunos. No encontro, o atleta foi surpreendido com uma homenagem da escola, que batizou a piscina com seu nome.
"A presença do Ricardo foi muito legal, porque nós já tínhamos recebido visitas de atletas estrangeiros, mas foi a primeira vez que um atleta que fala a nossa língua nos visitou", contou a diretora da unidade, Cláudia de Sá Amaro.
O nadador também fez elogios à escola: “É um lugar com muitas possibilidades de formar grandes campeões”, disse. “As pessoas estão animadas com os Jogos e inspiradas para transformar. Já é possível perceber o legado que vai ficar”, completou. Ele contou ainda que, quando era criança, a transmissão dos Jogos pela televisão era sua fonte de inspiração.

Prado, que deu as primeiras braçadas aos 3 anos da idade, fez história no esporte brasileiro como campeão e recordista mundial da prova de 400 metros de medley aos 17 anos e medalhista de prata nos Jogos de Los Angeles, em 1984. Fora das piscinas, o nadador continuou investindo também nos estudos: formou-se no curso de Economia e no mestrado de Educação Física. Hoje, é presidente do Conselho de Esportes do Rio 2016, um grupo de atletas que apoia o planejamento dos Jogos Rio 2016.
Durante sua palestra para os alunos, Prado falou sobre a importância da disciplina para conciliar o esporte e o estudo. Ele contou que, quando foi para os Estados Unidos treinar, não falava inglês e precisou de muita força de vontade para se sobressair como único brasileiro no treino em terra estrangeira. Mas lembrou aos alunos que eles não devem deixar a escola de lado e que tirar notas boas "não é mais do que a obrigação".
Para Laís Elionai, de 14 anos, aluna do nono ano e agente jovem do Transforma, os conselhos de Ricardo de "não desistir" e "seguir em frente com o sonho" foram muito importantes. A agente jovem Maíra Almeida, de 12 anos, aluna do sétimo ano, disse que a experiência foi "fantástica". Depois da homenagem, o nadador fez um aquecimento com os alunos, deu dicas de abdominais e passou exercícios de nado crawl e costas.

No dia seguinte da visita ilustre, o professor de educação física, treinador de natação e tutor do Transforma, Emanuel Fraga de Oliveira, notou a diferença na motivação dos alunos: “O pessoal veio mais empolgado e inspirado ".