Notícias
Hora de comemorar
Escolas vencedoras da Maratona de Valores participam de premiação no Comitê Rio 2016
Alunos da Escola Municipal Guimarães Rosa comemoram com barão Pierre de Coubertin (Foto: André Redlich/Rio 2016)
O Comitê Rio 2016 recebe com frequência autoridades políticas e atletas famosos em suas dependências, além dos mais de 1000 funcionários, de diversas nacionalidades, que circulam diariamente pelos corredores. Mas na última quinta-feira, dia 11, a atenção estava voltada para um grupo especial: os alunos vencedores da Maratona de Valores 2014.
Cerca de 100 jovens das escolas municipais Doutor Sócrates (Pedra de Guaratiba), Orestes Barbosa (Vila Kennedy) e Guimarães Rosa (Deodoro) tiveram um dia de atividades especiais na sede do Comitê para comemorar um ano de muito esforço e conquistas. Simbolizando a expansão do Transforma no segundo semestre, os agentes jovens do Colégio Estadual José Leite Lopes, representante da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, da Escola Municipal Antineia de Miranda, de Niterói, e da Escola Municipal Doutor Manoel Reis, de Mesquita, também foram convidados.
Logo na recepção, um encontro improvável de gerações. Zeus, principal deus da mitologia grega, conduziu o começo da festa. A versão do Transforma do comandante do Monte Olimpo chamou o grupo de música e teatro Mosaicos ao palco, para narrar a trajetória dos Jogos, desde a antiguidade até as disputas atuais. Jéssica Costa, aluna da Escola Municipal Orestes Barbosa, elogiou a apresentação. "Eles ensinaram de uma forma bem animada, aprendi muito." Um dos personagens principais da história é o barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. E foi ele quem substituiu Zeus na apresentação do restante do evento.

O personagem francês teve duas companhias especiais para a tão esperada premiação. Rossano Leitão, velejador Paralímpico, e Bruno Mendonça, atleta do hóquei sobre grama. “A minha história é um pouco da história de vocês. Me formei em uma escola pública e conciliei o estudo com o esporte. Hoje em dia sou graduado em educação física e capitão da seleção brasileira. Nunca desistam dos seus sonhos”, disse Bruno.
Em seguida, os dois atletas convidaram as três escolas vencedoras à frente do auditório para a entrega dos troféus e brindes. Os agentes jovens receberam um conjunto com mochila dos Jogos Rio 2016, camisa e boné. Professores, tutores e diretores ganharam uma bolsa e toalha de praia. Cada escola, além de receber o troféu (Doutor Sócrates em 1º, Orestes Barbosa em 2º e Guimarães Rosa em 3º), ainda levou um par de pelúcias dos mascotes Olímpico e Paralímpico, batizados de Vinicius e Tom. Os representantes do estado do Rio, Mesquita e Niterói receberam pins dos Jogos Rio 2016, tradicionalmente colecionados e trocados por atletas durante as competições.
No caminho de volta para Pedra de Guaratiba, Eloá Dias, agente jovem da Escola Municipal Doutor Sócrates, era uma mistura de alegria e saudade. “Eu amei o evento! Foi maravilhoso! Valeu a pena o esforço de todos, o tempo que dedicamos à votação dos desafios. Infelizmente, esse foi o meu último ano na escola, mas o período que passei no Transforma foi muito prazeroso!”, conta a jovem, de 14 anos.
Relembre os desafios que compuseram a Maratona de Valores 2014: Jogo Limpo, Escola Solidária e Mascote, esta é a nossa cidade!