Notícias

13/10/2015

Escolas do Transforma participam de evento-teste de vôlei

Escolas do Transforma participam de evento-teste de vôlei
Escolas do Transforma participam de evento-teste de vôlei

Alunas da Escola Municipal Napion posam para foto na arquibancada (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Para muitas pessoas, sexta-feira é sinônimo de descanso depois de uma semana de muito estudo ou trabalho. Os quase 400 alunos e professores que foram ao Maracanãzinho no dia 17 de julho não fazem parte desse grupo. Cheios de empolgação, eles assistiram a dois clássicos do vôlei mundial: EUA x França e Sérvia x Polônia, pelo grupo final da Liga Mundial. O campeonato serviu como evento-teste para os Jogos Rio 2016.

Ao todo, nove escolas animaram as arquibancadas do ginásio. As escolas municipais Estado de Israel, Tenente General Napion, Argentina Coutinho, Fusao Fukamati, Sebastião Herculano de Mattos, Rondon, Clotilde Guimarães, Chile e o Colégio Estadual Paulo de Frontin vibraram com as cortadas e bloqueios dos principais jogadores de vôlei do mundo.

A Escola Municipal Chile, em Olaria, levou os alunos que estão disputando os Jogos Estudantis. “É a primeira vez de quase todos no Maracanãzinho”, conta o professor de Educação Física André Rocha. “Eles estão adorando e analisando o que os jogadores fazem dentro de quadra para imitar na hora do jogo.”

Um dos alunos que observava com atenção o confronto entre americanos e franceses era Douglas Cardoso, de 14 anos. Uma característica dos atletas chamou a atenção do jovem. “Eles são bem mais altos do que eu”, brinca ele. “Meu maior ídolo no vôlei é o Lucarelli, ponta da seleção brasileira.”

A única decepção dos torcedores mirins foi a eliminação do Brasil, depois da combinação de resultados. Nada que desanimasse Joice Tavares, de 14 anos. “Eu já tinha visto judô no Maracanãzinho, adorei o vôlei”, comenta a aluna da Escola Municipal Tenente General Napion, entre gritos acompanhando a torcida americana.

Os próximos eventos-teste com participação das escolas do Transforma são hipismo e remo, em agosto.