Notícias
Educadores de Ouro
Henrique Marcílio e Lúcia Quadros, da Escola Municipal Malba Tahan, inauguram série de reportagens do Transforma
O Transforma lança a série de reportagens “Educadores de Ouro”. Uma vez por mês, profissionais das escolas participantes do Programa de Educação dos Jogos Rio 2016 serão homenageados.
A última quarta-feira, 15, marcou o Dia do Professor no Brasil. Juntos, Henrique Marcílio e Lúcia Quadros, da Escola Municipal Malba Tahan (Irajá), já comemoraram 47 vezes a data.
“Atuo como professor de educação física da rede municipal do Rio de Janeiro há 21 anos”, conta Henrique. “Sempre prezei por esportes não convencionais e que contemplam capacidades motoras diferentes do quadrado mágico (vôlei, futebol, handebol e basquete).”
Lúcia, professora de educação física há 26 anos, destaca os esportes Paralímpicos. “Tratam-se de ferramentas para construirmos uma sociedade mais tolerante e inclusiva. O goalball e o vôlei sentado, por exemplo, fazem com que os alunos entendam a questão da deficiência e diminuem os problemas de bullying na escola”, conta ela.

A falta de equipamentos profissionais não é impedimento para os professores. “Eu criei o hábito de trabalhar com materiais recicláveis. Se precisamos montar um gol, usamos uma cortina velha, corda e cabos de vassoura. Para fazer uma venda, basta espuma de colchão. Assim, adaptamos a estrutura da nossa escola”, explica a professora.
“O mini atletismo é um bom exemplo disso. Aplicamos o conteúdo da capacitação do Transforma na escola e, além de ensinarmos novos esportes, discutimos a questão da sustentabilidade com os alunos”, completa Henrique.

Na Escola Municipal Malba Tahan, esporte e educação caminham lado a lado. “Nós exigimos que o aluno tenha bom aproveitamento nas aulas. Todas as turmas têm um gráfico e queremos o rendimento crescente. Nosso objetivo não é desenvolver atletas de ponta, e sim bons cidadãos”, conclui com orgulho o professor.
Quer indicar alguém da sua escola para o “Educadores de Ouro”? Envie sua sugestão para educacao@rio2016.com e nos ajude a construir essa história!