Notícias

17/11/2015

É tudo sobre valores

Inserção de esportes Olímpicos e Paralímpicos nas escolas vai além da prática de novas atividades físicas
É tudo sobre valores

Igualdade, inspiração, excelência, determinação, coragem, respeito e amizade – na quadra, na sala de aula e na vida (Foto: Rio 2016/André Redlich)

Engana-se quem acha que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos se restringem à disputa esportiva. Caracterizada nas dezenas de competições disputadas por milhares de atletas está a disseminação de valores - os Olímpicos são excelência, respeito e amizade; os Paralímpicos são determinação, coragem, inspiração e igualdade. Durante os Jogos aparecem exemplos de heroísmo, como o do medalhista Olímpico no vôlei de praia Emanuel em Atenas-2004, diante de inúmeros espectadores mundo afora e em meio à busca intensa por medalhas. Mas um dos objetivos mais importantes do Olimpismo idealizado pelo Barão Pierre de Coubertin, que criou os Jogos Olímpicos da era moderna, é que os valores defendidos pelo movimento sejam absorvidos e postos em prática por todas as pessoas, sejam elas atletas de alto rendimento ou não.

É nessa premissa que se apoia o Transforma. Ao levar a prática de esportes Olímpicos e Paralímpicos a escolas de todo o país de maneira acessível à realidade da rede de ensino brasileira, o programa de educação dos Jogos Rio 2016 não tem como meta incentivar a formação de atletas de alto rendimento, mas sim possibilitar que jovens alunos vivenciem novas modalidades esportivas e se indentifiquem com os valores de vida representados por pelas – seja ao fazer sempre as coisas da melhor maneira que puderem ou ao praticar o jogo limpo, dentro e fora da quadra.

Recentemente, a revista Escola Pública fez uma reportagem sobre o Transforma que mostra de maneira concreta como o programa se aplica nas instituições de ensino. No texto, a publicação destaca o caso da Escola Municipal Tenente General Napion, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio, que contornou problemas de indisciplina e desinteresse de seus alunos por meio de capacitações esportivas de professores de educação física e da formação de agentes jovens Transforma, dando início a um processo de vivência de valores como respeito, coragem e excelência "em todas as disciplinas, não só na educação física”, como afirma a diretora da escola, Lúcia Helena da Silva. 

Clique aqui para ler a reportagem completa da revista Escola Pública.

Assista também ao vídeo do Transforma sobre a Semana Olímpica e Paralímpica na Escola Municipal Tenente Coronel Napion.