Notícias
Dicas para o Enem
Agentes jovens que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio no fim de semana podem se inspirar em atletas Olímpicos e Paralímpicos
No próximo fim de semana, 24 e 25 de outubro, alunos de todo o país estarão concentrados para responder as questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Criada em 1998 pelo Ministério da Educação, a prova avalia a qualidade do ensino no Brasil e serve de acesso para universidades públicas e particulares.
No sábado, os estudantes testam seus conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, as questões envolvem Linguagens, Códigos, Matemática e suas Tecnologias e língua estrangeira, além de uma redação.
Você sabia que a preparação de uma atleta profissional e a de um estudante têm muito em comum? Então, agente jovem, aproveite as dicas abaixo e boa sorte no Enem!
1) A medalha é entregue no dia da competição, mas a vitória começa nos treinamentos.
Daniel Dias é o maior medalhista brasileiro em Jogos Paralímpicos: são 10 ouros, 4 pratas e 1 bronze! Para se tornar uma estrela do esporte, Daniel treina de segunda a sábado na piscina, chegando a nadar quilômetros por dia, além de fazer trabalhos de musculação três vezes por semana. E você, agente jovem, está se preparando para o Enem? É possível fazer as provas dos anos anteriores e chegar mais confiante no grande dia.

2) Bons de garfo e faca!
Atletas de alto desempenho gastam muita energia durante os treinamentos, e precisam repor tudo isso com alimentação e hidratação adequadas. O medalhista de ouro na ginástica artística em 2012, Arthur Zanetti, tem uma dieta caprichada: são seis ovos, três pães, frutas e suco no café da manhã. No almoço e jantar, não pode faltar arroz e feijão, batatas, macarrão, salada e carne. Pensa que é só isso? Entre as refeições ele ainda devora sanduíches e frutas! Então, para mandar bem no Enem, nada de estômago vazio. Faça uma refeição balanceada antes da prova, e leve água, barras de cereais e frutas para o exame.

3) Uma boa noite de sono faz bem para a pele... E para a mente!
A famosa “concentração” dos jogadores de futebol na noite anterior às partidas é vigiada de perto pelos treinadores. Eles querem garantir que os atletas descansem e entrem em campo com disposição total. Para os estudantes que querem tirar uma boa nota no Enem, dormir bem pode fazer toda a diferença. Nada de ficar até tarde na festa com os amigos! Praticar exercícios físicos leves durante a semana pode ajudar a ir para a cama mais cedo e dormir como um bebê.

4) Evite dar de cara com o portão – chegue cedo!
Não tem nada mais feio do que atleta chegando atrasado ao treinamento ou à competição, né? Então evite atrasos. Pesquise o local da prova com antecedência e decida de que forma vai chegar até lá (cuidado com o trânsito). Os portões abrem às 12h (horário oficial de Brasília) e fecham às 13h. Depois disso, não entra mais ninguém, então chegue cedo!

5) Jogo limpo, sempre!
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos possuem uma equipe especializada em identificar casos de doping. Os atletas que usam substâncias ilícitas para melhorar o desempenho na competição podem ser banidos do esporte para sempre. Na prova do Enem, nada de colar, nem usar o celular! Estude bastante e confie no seu potencial.

Boa sorte, agentes jovens! A jornada educacional de vocês só está começando!