Notícias

12/01/2015

Dez desejos para o Transforma

Diretores, professores, tutores e alunos contam o que esperam do programa em 2015
Dez desejos para o Transforma

(Foto: Alex Ferro/Rio 2016)

O ano de 2014 foi de muito trabalho e sucesso para o Transforma. O programa formou 153 coordenadores pedagógicos, 158 professores de educação física, 111 tutores e 1105 agentes jovens. Quatro capacitações esportivas levaram oito novos esportes às escolas. Os três desafios escolares difundiram valores Olímpicos e Paralímpicos através do engajamento e liderança dos alunos. Os mascotes Vinicius e Tom foram lançados. Novas aulas digitais foram disponibilizadas no site. Escolas visitaram instalações esportivas dos Jogos Rio 2016 e conheceram atletas profissionais. O primeiro Festival Esportivo Transforma reuniu 500 pessoas de todas as idades, que se tornaram atletas por um dia.

Muitas novidades serão apresentadas no começo do ano letivo de 2015. Enquanto as escolas ainda estão de férias, diretores, professores, tutores e alunos contam o que esperam do programa no ano que antecede a primeira edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na América do Sul.

1) Rafael Silva da Cunha, professor de educação física da Escola Municipal Princesa Isabel (Santa Cruz)

“Espero mais capacitações e oportunidades de levar os meus alunos para vivenciarem esportes pouco conhecidos. O dia em que fomos na Vila Militar jogar hóquei sobre grama foi muito bom. Imagine uma visita a um campo de golfe, eles iriam adorar.”

2) Lucas Nascimento, agente jovem da Escola Municipal Orestes Barbosa (Vila Kennedy)

“Estou indo para uma nova escola, pois cheguei ao ensino médio. Gostaria de levar o Transforma para lá, conhecer atletas e as origens de cada esporte. Também quero participar de desafios novos e bastante concorridos.”

3) Inês Giesta, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso (Saúde)

“Desejo que em 2015 o Transforma dê continuidade à promoção dos valores Olímpicos e Paralímpicos, algo essencial para a formação dos jovens. A participação nos desafios e a possibilidade de ir a eventos-teste são motivadores. Também gostaria de novas experiências para os alunos com esportes Olímpicos e Paralímpicos, principalmente os pouco conhecidos.”

4) Regina Ribeiro, professora de educação física da Escola Municipal Ruben Berta (Bangu)

“Desejo mais capacitações, mais desafios e mais eventos para os agentes jovens. Também gostaria de um grande encontro para que os professores envolvidos possam dar suas sugestões. Estou contando com o Transforma para as minhas aulas em 2015!”

5) Elyas Carvalho, agente jovem da Escola Municipal Carneiro Felipe (Marechal Hermes)

“Meu desejo é que tenhamos mais passeios junto a outras escolas. Também seria legal experimentar tiro esportivo e tiro com arco.”

6) Ariel Gonçalves, agente jovem da Escola Municipal Embaixador Araújo Castro (Campo Grande)

“Gostei muito do Festival Esportivo Transforma, espero mais experiências como essa. Sempre quis conhecer projetos que melhorassem o Rio de Janeiro. O programa me inspirou e quero construir uma ONG para formar atletas Paralímpicos.”

7) Ana Paula, diretora do Colégio Estadual José Leite Lopes (Andaraí)

“Esperamos que o Transforma amplie a visão de nossos educandos em relação aos esportes, cultivando os valores de cidadania, respeito e trabalho colaborativo, essenciais na formação dos profissionais de educação.”

8) Ademilson Pinheiro, tutor da Escola Municipal Doutor Sócrates (Pedra de Guaratiba)

“Espero que o programa tenha ainda mais desafios, com foco na transformação do ambiente escolar e na vida dos nossos jovens, que são competitivos e gostam muito do projeto. E é claro, ser bicampeão!”

9) Fabiana Cedro, professora de educação física da Escola Municipal Antineia Silveira Miranda (Niterói)

“Em 2014, o Transforma mobilizou muitos profissionais de educação física nas formações, com ensinamentos que colocamos em prática nas nossas aulas. Em 2015, gostaria de aprender ginástica artística e rítmica para levar aos alunos."

10) Patrícia Nogueira, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Rosa da Fonseca (Deodoro)

“O Transforma é um projeto bem estruturado que despertou o interesse de nossos agentes jovens, por trabalhar os valores Olímpicos e Paralímpicos de forma divertida e diferenciada, acrescentando ainda mais dinamismo ao excelente trabalho da equipe de educação física da escola. Espero que em 2015 essa parceria continue e traga mais benefícios para a comunidade escolar.”