Notícias

11/08/2014

A conquista da Baía de Guanabara

Escolas vencedoras do desafio Jogo Limpo participaram do primeiro evento-teste dos Jogos Rio 2016
A conquista da Baía de Guanabara

Jovens participam de oficina de Vela (Foto: André Redlich/Rio 2016)

Nos dias 6, 7 e 8 de agosto, as três escolas vencedoras do desafio Jogo Limpo , primeira etapa da Maratona de Valores do Transforma, foram premiadas com a experiência de participarem do primeiro evento-teste dos Jogos Rio 2016, o Aquece Rio, na Marina da Glória. O objetivo do evento foi garantir o perfeito funcionamento das instalações e serviços que farão parte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos daqui a 2 anos.

Para completar o passeio, os alunos participaram de uma oficina de vela em meio às embarcações da Escola Naval, com exibição do funcionamento das velas por atletas da instituição e palestra sobre navegação pelas estrelas no planetário da escola. No total, participaram 120 estudantes das escolas municipais Guimarães Rosa (Magalhães Bastos), Doutor Sócrates (Pedra de Guaratiba) e Orestes Barbosa (Vila Kennedy).

Agente jovem da Escola Municipal Guimarães Rosa, Kelvin Almeida considerou o passeio uma grande vitória. “É um prêmio vir para cá hoje, fruto do nosso trabalho”.

Carolina de Souza, da EM Orestes Barbosa, também gostou da visita. “Eu sempre via nos filmes os marinheiros se localizando pelas constelações, hoje pude entender melhor como eles são capazes de fazer isso”.

Durante a manhã, os alunos visitaram a exposição de velas grafitadas por outras cinco escolas participantes do Transforma. Com temas como sustentabilidade, importância da água e esportes aquáticos, a arte foi exposta no Parque do Flamengo, área turística do Rio de Janeiro. Na Escola Naval, localizada na Ilha de Villegagnon, os alunos tiveram uma vista privilegiada para as raias da regata na Baía de Guanabara.

“Eu conhecia a vela pela televisão, mas não sabia as regras. Agora está sendo bem legal ter contato com o esporte”, conta Ana Caroline Alves, agente jovem da Escola Municipal Guimarães Rosa.

Para a velejadora francesa Marie Riou, vencedora do Aquece Rio na classe mista Nacra, ao lado do compatriota Billy Besson, o jogo limpo é um valor imprescindível para a vela:

“Comecei aos 8 anos na França, então faz mais de 20 anos que velejo. É preciso ter disciplina, foco, treinar muito e principalmente trabalhar em equipe. Na água, temos que respeitar os oponentes, jogar limpo. Esses valores também são essenciais para as crianças, então espero que sejamos bons exemplos”.

Soraya Rosa, professora da Escola Municipal Doutor Sócrates, garante que o desempenho dos jovens já melhorou. “A evolução é nítida. Eles estão trabalhando mais em equipe, e engajados com o projeto”.  

As escolas municipais participantes da Maratona de Valores têm até o dia 1º de setembro para enviar seus vídeos com a ação de voluntariado escolhida. O regulamento completo está disponível no portal do Transforma.