Notícias

12/02/2015

Comitê Rio 2016 recebe secretários de Educação do estado do Rio

Parceria entre UNDIME-RJ e Transforma levará o programa para região metropolitana e interior do estado
Comitê Rio 2016 recebe secretários de Educação do estado do Rio

Representantes dos 15 municípios posam com a marca Olímpica (Foto: Mathilde Molla/Rio 2016)

Na última quarta-feira, 11, secretários de Educação e representantes de 15 municípios do estado do Rio estiveram na sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.  O objetivo foi oferecer às cidades da região metropolitana e interior do estado a adesão ao Transforma. Belford Roxo, Cabo Frio, Itaguaí, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá, Três Rios e Itaboraí foram representados no encontro.

Além das formações presenciais, esses municípios poderão participar das capacitações esportivas, desafios escolares e Festivais Esportivos Transforma. O evento foi organizado em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio de Janeiro (UNDIME-RJ).

“O esporte tem o poder de integrar a comunidade escolar e fortalecer a promoção de valores. É uma felicidade para a UNDIME colaborar para que todo o estado seja envolvido nos Jogos Rio 2016”, afirmou Sandra Simões, presidente da instituição.

A cidade de Japeri foi representada por um grande conhecedor dos Jogos Olímpicos. Jorge Luiz Barcellos, coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação do município, treinou a seleção feminina de futebol na conquista da prata em Pequim 2008 e do quinto lugar em Londres 2012. Ele também acredita no esporte como elemento de transformação nas escolas. “Estamos falando do maior evento esportivo do planeta. É uma mistura de histórias e culturas que pode envolver todas as disciplinas da escola. A geografia dos países, o idioma, a política... Vamos fazer de tudo para levar os Jogos para Japeri.”

Ineila Lucas, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São João de Meriti, enxerga no Transforma um incentivo para o desenvolvimento dos jovens. “Parece ser um projeto capaz de conquistar os alunos. Entendo que duas coisas atraem os estudantes atualmente: tecnologia e esporte.”

O subsecretário de Educação de Nilópolis, Lincoln de Araújo, acrescenta mais um pilar à formação dos alunos. “Acredito que uma escola pública ideal precisa conciliar esportes e artes. A esperança é que os Jogos no Rio deixem um legado educacional na região metropolitana.”

O programa de educação dos Jogos Rio 2016 também trabalha a inclusão de alunos com deficiências, a partir dos esportes Paralímpicos. Marilene Ramos, coordenadora de Educação Especial e Inclusiva de Nova Iguaçu, chamou a atenção para a questão durante o encontro. “O esporte mostra a diversidade humana, suas habilidades e potenciais. Espero que o Transforme nos ajude a construir indivíduos conscientes e a quebrar preconceitos culturais.”

Em 2015, o Transforma irá ultrapassar não apenas as fronteiras do município do Rio, mas também do estado, chegando a São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Ao todo, serão formados 650 coordenadores pedagógicos, 650 professores de educação física, 1300 tutores e 6500 agentes jovens, além das 3500 vagas em capacitações esportivas e dez festivais esportivos.