Notícias

11/03/2016

Cinco milhões de alunos já participam da jornada dos Jogos

Mapa do programa de educação, criado em parceria com o QEdu, indica as ações realizadas em 9 mil escolas
Cinco milhões de alunos já participam da jornada dos Jogos

Aluno tem primeiro contato com a peteca do badminton (Foto: Rio 2016/Alexandre Loureiro)

Um mapa dos Jogos Rio 2016 incluiria os 32 locais de competição no Rio de Janeiro, as cidades do futebol (Manaus, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo), a rota da tocha pelas cinco regiões do país, e, é claro, as mais de nove mil escolas que fazem parte do Transforma, o programa de educação do Rio 2016. E graças a uma parceria com o QEdu, portal que reúne dados educacionais como o Enem, Ideb, Prova Brasil e Censo Escolar, agora é possível descobrir as atividades Olímpicas e Paralímpicas realizadas em mais de 2 mil cidades por professores e alunos.  

O mapa do Transforma contempla todas as ações oferecidas pelo programa para levar novos esportes e valores para estudantes dos ensinos fundamental e médio. Aulas digitais, formações teóricas, treinamentos esportivos para professores de educação física e desafios escolares já promoveram o Movimento Olímpico e Paralímpico para cerca de cinco milhões de alunos.

A região Sudeste lidera o ranking. São 5673 escolas com pelo menos uma atividade do Transforma sendo aplicada. Mas o legado educacional dos Jogos Rio 2016 vai muito além do Rio de Janeiro. A região Nordeste, por exemplo, tem 1542 escolas participando dos Jogos, sendo a Bahia o estado no topo do pódio até o momento, com 417 instituições.

Na outra ponta do país, chama atenção o Rio Grande do Sul. Quase 400 escolas públicas estão inseridas no Transforma.

Além de navegar pelo mapa, diretores, professores e alunos usuários do QEdu também podem descobrir no portal de que forma é possível levar os Jogos Rio 2016 para suas escolas. Todas as atividades são gratuitas.