Notícias

09/11/2015

Celebração Olímpica e Paralímpica

Festival Esportivo marca 12 anos da Vila Olímpica de Vila Kennedy
Celebração Olímpica e Paralímpica

A esgrimista Kaiene dos Santos foi uma das atrações do evento (Foto: Rio 2016/André Redlich)

O último sábado, 7, foi de celebração para os moradores da Vila Kennedy, comunidade de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. No aniversário de 12 anos da Vila Olímpica Jornalista Ary de Carvalho, moradores de todas as idades puderam praticar 13 esportes Olímpicos e Paralímpicos em mais uma edição do Festival Esportivo Transforma.

Acostumados ao futebol – craques como Leonardo Moura (campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro pelo Flamengo) e Felipe (campeão do Brasileiro e Libertadores pelo Vasco) foram revelados na região -, o público local deu uma chance para atividades pouco conhecidas, como rugby, goalball, luta Olímpica e, um dos grandes destaques do evento, a esgrima.

Considerado por muitos um esporte elitista, o traje branco e a espada fizeram sucesso sob o comando de Kaiene dos Santos, de apenas 17 anos. Ninguém melhor do que ela para mostrar que a esgrima pode ser praticada por todos. Neta de uma moradora da Vila Kennedy e acostumada a frequentar o bairro, Kaiene explicou a atração dos jovens – alguns da mesma idade que ela – pelo esporte. “Eles assimilam a personagens famosos, como Zorro. Todos já brincamos com espadas de brinquedo. Aqui eles aprendem que é um esporte sério e se aprofundam mais.” Terceira colocada no ranking geral brasileiro, Kaiene faz planos para o futuro. “Agora que já consegui o Bolsa Atleta, quero ganhar torneios internacionais: Sul-Americano e quem sabe Tóquio 2020.”

Quem também tem origens na Vila Kennedy e teve motivos de sobra para comemorar foi Carlos Doria. O coordenador geral da Vila Olímpica agradeceu ao Comitê Rio 2016, à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE-RJ) e principalmente à chuva, que deu uma trégua durante o evento. “Felizmente o tempo abriu e oferecemos à comunidade a possibilidade de vivenciar esportes que só conhecemos pela televisão. Projetos como o de hoje promovem a transformação dos jovens”, afirma ele.

Uma das crianças mais animadas era a pequena Clarissa Santos, de 8 anos. Depois de acertar o primeiro chute na almofada erguida pelo professor de taekwondo, sobrou confiança para a atleta mirim. “Pode levantar mais!”, desafiou ela.

No final do evento, três surpresas de aniversário para os moradores da Vila Kennedy. Primeiro, uma exibição de caiaque na piscina, comandada pelo atleta Pedro Sena. Com o apoio do público, ele conseguiu dar 22 giros debaixo d’água. Em seguida, a organização do Transforma sorteou uma bicicleta e camisas dos Jogos Rio 2016 para participantes que experimentaram mais de cinco esportes.

Os moradores da Vila Kennedy ainda ganharam um grande bolo de aniversário. Ao som de “parabéns pra você”, terminou mais uma festa inesquecível na contagem regressiva para o maior evento esportivo do mundo.