Notícias

30/03/2015

Categoria de sobra

Educadores de ouro de março, Maurício Vianna e Claudia Bahouth levam novos esportes para escola pública em Realengo
Categoria de sobra

O começo do ano letivo de 2015 foi cheio de mudanças na Escola Municipal Dalva de Oliveira, em Realengo. Não só na sala de aula, com a entrada de novos alunos, mas também na quadra. Depois do ingresso no Transforma, os professores de educação física Maurício Vianna e Claudia Bahouth, que trabalham juntos há 10 anos, decidiram ir além do quadrado mágico (futebol, handebol, vôlei e basquete). As aulas agora são planejadas de acordo com a categorização de esportes.

“Fomos à capacitação em goalball e futebol de 5 em novembro. Decidimos que o primeiro bimestre seria só de esportes de invasão”, explica Maurício. Segundo o professor, os alunos receberam bem as atividades Paralímpicas. “Eles ficaram muito curiosos sobre como um cego pode praticar esportes.” Claudia afirma que a dificuldade inicial foi conter a euforia. “Explicamos que para o deficiente visual ouvir a bola com guizos, é preciso silêncio absoluto.”

Como a escola não dispõe do equipamento esportivo profissional, os professores improvisaram com materiais alternativos. As vendas foram feitas com pano TNT, e a bola de futsal foi envolvida em uma sacola plástica, para fazer barulho ao rolar. Maurício destaca a participação da aluna Érica, cadeirante. “Os esportes Paralímpicos que utilizam cadeira de rodas vão nos ajudar a promover a inclusão nas aulas.”

O próximo desafio da dupla é ensinar o rúgbi. Ambos já estão inscritos na capacitação esportiva do Transforma, no dia 1º de abril. Claudia também inseriu aulas teóricas sobre o Olimpismo na rotina dos jovens, e adianta a categoria esportiva do segundo bimestre. “Vamos explorar os movimentos de rebatida. Espero que possamos divulgar outros esportes pouco conhecidos e que motivem os nossos alunos”, conta ela.