Notícias

14/07/2016

Ainda dá tempo de construir a paz com o Transforma

A duas semanas do fim da votação, Desafio da Trégua Olímpica já soma 410 m² em bandeiras
Ainda dá tempo de construir a paz com o Transforma

'Bandeiraço' do Transforma Rio 2016 já conta com mais de 340 bandeiras pela paz (Foto: Rio 2016/André Redlich)

Há cerca de dois meses, escolas de todo o Brasil foram convocadas a construir a paz. A forma de fazer isso? Uma bandeira. Afinal, o significado da bandeira não se limita a formas e representações sobre um pedaço de pano. A própria palavra “bandeira”, em sentido figurativo, se refere a uma causa, um valor ou um princípio a que pessoas se dediquem. Ela começa como uma coisa material, palpável, que tremula com o vento e se desgasta com o tempo, mas culmina em sentimentos imateriais, como os de união, identidade, justiça e amor. Tão bonita como o que está desenhado sobre o tecido é a inspiração que ele traz a quem o vê. Imagine então a força por trás de um mosaico de bandeiras, que reúna as criações com as quais centenas de escolas constroem a paz?

É nesse imenso “bandeiraço” que culmina o Desafio da Trégua Olímpica. Instituições de ensino do país inteiro têm só mais duas semanas – até as 23h59 do dia 28 de julho – para fazer sua inscrição, receber votos e enviar sua bandeira física ao Transforma. As 10 participantes com o maior número de votos serão premiadas com uma réplica da Tocha Olímpica. Mas é certo que todas as bandeiras recebidas pelo correio serão costuradas para formar um gigantesco mosaico que será exibido em pontos turísticos do Rio de Janeiro durante os Jogos Rio 2016. As 342 bandeiras recebidas até agora pela nossa central somam mais de 410 m² de tecido - o que só tende a aumentar até o fim do prazo.

Já estão inscritas nessa ação do Transforma mais de 550 escolas, que, juntas, representam cerca de 290 municípios em 20 estados brasileiros. Elas reúnem mais de 163 mil votos (como base de comparação, o desafio da tocha, último realizado pelo programa de educação do Comitê Rio 2016, terminou com 114 mil revezamentos virtuais, que equivaliam a votos nas escolas). É como se toda a população de municípios como Linhares (ES), Poços de Caldas (MG) ou Jaraguá do Sul (SC) estivesse mobilizada pelo Desafio da Trégua Olímpica.

Para não ficar só em números e falar de casos reais e concretos, vale destacar uma participação surpreendente e muito bem-vinda. Entre as escolas inscritas está a da Penitenciária Compacta de Flórida Paulista, situada no município de mesmo nome, em São Paulo. Com requintada bandeira que aparece na foto abaixo, os detentos que lá cumprem pena dão uma prova de que eles também constroem a paz em direção à ressocialização e à reinserção na sociedade.

E, no topo do ranking de votos do Desafio da Trégua Olímpica, figura a Escola Estadual Doutor Osvaldo Prediliano Santana, de Salinas (MG), que já havia sido uma das vencedoras do desafio escolar anterior. Favoritíssimos a uma segunda réplica da Tocha, os alunos, professores e funcionários da instituição já conseguiram mobilizar quase 7 mil pessoas com a sua bandeira da paz, retratada abaixo. Será que alguma escola ainda consegue alcançá-los? Faltam apenas duas semanas!