Notícias

12/02/2015

Agentes jovens são premiados na Prova Rio 2013

Seis escolas do Transforma tiveram alunos entre os 30 melhores do município
Agentes jovens são premiados na Prova Rio 2013

Adriano durante formação de agentes jovens

Dezembro foi um mês de vitórias para Adriano Monteiro, de 14 anos. Depois de ser premiado pelo terceiro lugar na Maratona de Valores do Transforma, o agente jovem da Escola Municipal Guimarães Rosa conquistou outro ótimo resultado. Adriano foi um dos 30 alunos premiados com um tablet pelo bom desempenho na Prova Rio 2013.

O teste, aplicado a estudantes do 3º, 6º, 7º e 8º ano, gera o IDERIO, índice para avaliação do ensino nas escolas municipais do Rio de Janeiro.

“Não achei a prova muito difícil. Só caem questões de português e matemática, duas matérias que gosto. Fiquei bem calmo e consegui gabaritar”, conta Adriano.

O jovem reconhece que por trás de um bom aluno, costuma haver um bom professor. Nesse caso, dois. Joselane Rosa, professora de Português, e Carlos Eduardo Costa, de Matemática, foram premiados pelo resultado de Adriano com um notebook.

“O professor Carlos é muito bom, já ensina a minha turma há três anos. Ele fica em cima dos alunos, querendo saber se aprendemos de verdade. A Joselane cobra muito nas redações, o que é bom para provas e concursos. Fizemos simulados o ano todo e isso ajudou na hora da prova”, explica o agente jovem. Os planos para o futuro já estão traçados. “Quero seguir carreira militar. Estou fazendo um curso preparatório para entrar no colégio naval.”

Além da Escola Municipal Guimarães Rosa, em Magalhães Bastos, mais cinco escolas integrantes do Transforma tiveram alunos e professores premiados: Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva (Botafogo), Escola Municipal Rodrigues Alves (Barra da Tijuca), Escola Municipal Orsina da Fonseca (Tijuca), Escola Municipal Juliano Moreira (Pechincha) e Escola Municipal Juan Antônio Samaranch (Santa Teresa).

O IDERIO, em 2013, no 1º segmento (do 1º ao 5º ano) foi de 4,5, e em 2012, de 4,9. Já no 2º segmento (6º ao 9º ano) o índice foi de 4,6, em 2013, e 4,5, em 2012.