Notícias
Desafio da Trégua Olímpica consagra três bicampeãs
Todas as bandeiras enviadas pelas 645 participantes serão costuradas e formarão um mosaico
Cena que se repete: em primeiro lugar, o Predi conquista mais uma Tocha Olímpica como premiação dos desafios do Transforma (Foto: Divulgação)
A máxima que diz que o que conta é a participação nunca foi tão bem representada como agora, pelo Transforma, ao fim da votação no Desafio da Trégua Olímpica. Afinal, todas as bandeiras da paz enviadas pelas 645 escolas inscritas farão parte do gigantesco mosaico que será exibido em pontos turísticos do Rio de Janeiro no período entre o fim dos Jogos Olímpicos e o início dos Jogos Paralímpicos – até o momento, elas já somam 510 m² em tecido. Mas as mobilizações durante o período de votação – mais de 200 mil votos computados em todo o tempo do desafio – não foram em vão: as 10 escolas mais votadas serão devidamente premiadas com uma réplica da Tocha Olímpica. Confira as vencedoras na lista abaixo!
1. Doutor Osvaldo Prediliano Sant’Anna – Salinas (MG) – 7.735 votos
2. Professor José Miranda – Salinas (MG) – 6.126 votos
3. Santo André – São José do Rio Preto (SP) – 4.220 votos
4. Isidoro Battistin – São Bernardo do Campo (SP) – 4.206 votos
5. Barão de Jacareí – Jacareí (SP) – 3.937 votos
6. Aníbal Gonçalves das Neves – Fruta de Leite (MG) – 3.862 votos
7. Verissimo Teixeira Costa – Curral de Dentro (MG) – 3.645 votos
8. Santo André – Jaboticabal (SP) – 3.625 votos
9. E. E. Professor Lívio de Castro Carneiro – Ubá (MG) – 3.320 votos
10. Paraisense – São Sebastião do Paraíso (MG) – 3.320 votos
Salinas, lar das tochas
A força das escolas de Minas Gerais já havia ficado clara no Desafio do Revezamento, encerrado em novembro do ano passado, mas nenhum município, mineiro ou de qualquer outro estado brasileiro, se destaca tanto quanto Salinas. É lá que estão as donas das posições nº 1 e 2, E. E. Doutor Osvaldo Prediliano Sant’Anna e E. E. Professor José Miranda. Situada a 640 km da capital Belo Horizonte, Salinas já está apta a ganhar um novo apelido: Lar das Tochas. Juntas, as escolas de lá conquistaram quatro réplicas – elas já haviam sido premiadas no desafio escolar anterior ao da Trégua Olímpica. Outra bicampeã é a Paraisense, de São Sebastião do Paraíso.
Aliás, nenhuma participante mereceu tanto a primeira colocação como o Predi, carinhoso apelido pelo qual todos conhecem a escola. Alunas, alunos, professores e demais funcionários do Predi garantiram o topo do ranking durante praticamente todo o período de votação, e terminam o pleito com o maior número de vozes recebido por uma escola nos desafios do Transforma – nada menos que 7,735 pessoas deram seu selo de aprovação à bandeira da escola, que aparece na imagem abaixo. “Mergulhamos sem reservas nas ondas Olímpicas. Foram dias sensacionais desde a confecção da bandeira até hoje”, afirma Cristiane Fernandes, professora do Predi.

O relato da educadora deixa claro que os efeitos do desafio extrapolaram a atividade de construir o estandarte e os pedidos por votos: “Em pouco tempo, presencialmente ou virtualmente, vivenciamos outras culturas e realidades de algumas cidades circunvizinhas e distantes. Viajamos, andamos, corremos, emocionamos, comemoramos, fizemos novas amizades, parcerias, selfies, divertimos, rimos, mas rimos muito.”
Como se os valores Olímpicos e Paralímpicos já não estivessem tão vívidos nas palavras de Cristiane, ela ainda revela um plano do Predi após o bicampeonato. “Já estamos nos organizando para promover o nosso próprio desafio e premiar a escola vencedora com uma Tocha Olímpica, visto que ganharemos a segunda”, afirma a professora. A conclusão de Cristiane sela o destino da escola de Salinas: “O Predi jamais será o mesmo depois do Transforma.”