Notícias

24/05/2016

Quanto de um país cabe dentro de uma caixa?

Escolas e consulados trocam objetos culturais em novo encontro do Conexão Transforma
Quanto de um país cabe dentro de uma caixa?

Representantes do consulado alemão exibem as balas típicas enviadas aos alunos do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Uma mesma nação pode comportar inúmeras culturas gastronômicas, artesanais, musicais e esportivas em seu território. Colocar uma imensidão de objetos que representem esses e outros aspectos de um país dentro de uma caixa é, portanto, uma tarefa árdua. Os dilemas que surgem junto com a necessidade de ser seletivo, no entanto, não intimidaram as escolas estrangeiras e as da Região Metropolitana do Rio participantes do projeto Conexão Transforma na hora de criar o pacotão cultural destinado aos alunos de suas instituições amigas. No evento organizado nesta terça-feira, 24, no Comitê Rio 2016, ficou claro que doces, quitutes e livros de receitas foram uma das principais estratégias para dar um gostinho de cada país a quem nunca o visitou. Bonecas e bonecos, tecidos e fotos vêm logo depois como os souvenirs mais escolhidos para as caixas da amizade.

Os representantes do consulado da Alemanha foram os primeiros a apresentar o conteúdo da caixa feita pelos alunos da escola de seu país, Ev. Gymnasium Hermannswerder, da cidade de Potsdam. Entre os objetos revelados, os alunos presentes pelo Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral observaram em tom de aprovação o pacote de balas Haribo, onipresentes em território germânico, e uma miniatura da bandeira alemã. Por sua vez, exibiram trabalhos artísticos que retratam marcos de Copacabana – bairro na zona sul do Rio onde a escola se situa –, como o famoso calçadão preto e branco, e quadros de fotos ilustrativos do cotidiano dos estudantes.

Animais de pelúcia foram outro destaque do encontro. Os alunos da Pierre Elliott Trudeau High School, do Canadá, optaram por presentear seus parceiros no Colégio Estadual Dom Antonio de Almeida Moraes Junior, do município de São Gonçalo, com um boneco de um urso polar. Já os estudantes noruegueses da Gausdal Videregående Skole-Pierre de Coubertin preferiram representar sua fauna nativa com um alce de pelúcia na caixa que enviaram ao CIEP 412 Dr. Zerbini, também de São Gonçalo.

Um outro tipo de bonecos deve agradar bastante os alunos da escola inglesa Heysham High School, localizada em Lancashire. Isso porque seus pares no CIEP 339 Mario Tamborindeguy prepararam, entre outras coisas, uma miniatura de avenida do samba, com pequenas passistas emplumadas e um folheto apresentando o Caranaval. Na troca, os cariocas foram fisgados pelo estômago: na caixa britânica, não faltaram chocolate e balas de ruibarbo e creme, típicas da terra da rainha.