Notícias

01/06/2015

Diretor de ouro

Rodrigo Franklin amplia cardápio de esportes em escola municipal por meio de parcerias e capacitações
Diretor de ouro

Rodrigo (ponta esquerda) reúne alunos no campo oficial de hóquei sobre grama em Deodoro

A Escola Municipal Gurgel do Amaral, na Ilha do Governador, tem alcançado bons resultados nos torneios esportivos do Rio de Janeiro. Além do talento dos alunos, um fator determinante é o empenho de Rodrigo Franklin, que assumiu as aulas de educação física da escola em 2003, a diretoria em 2011, e é o educador de ouro do mês de maio.

O objetivo de Rodrigo como professor sempre foi introduzir novos esportes. “Queria tirar os alunos da mesmice. Eles só jogavam futebol.”

Como diretor, novas portas se abriram. Rodrigo fechou parcerias com a Federação Carioca de Hóquei, uma academia no entorno da escola e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. O resultado é que a bola de futebol passou a dar espaço aos quimonos do judô, tacos do hóquei, petecas do badminton, luvas do boxe e raquetes de tênis. “Tenho orgulho de afirmar que os alunos da nossa escola praticam esportes que são, de forma equivocada, considerados por alguns como elitistas.”

Um dos destaques da Escola Municipal Gurgel de Amaral é o atletismo. A lista das modalidades praticadas conta com o salto em distância, arremesso de peso, lançamento de pelota (substituta do arco) e salto em altura. A variedade de esportes fez com que escola fosse o palco do 1º Festival de Atletismo da 11ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação). A rua, sem saída, é fechada durante o evento, e tem as marcas do atletismo pintadas sobre o asfalto, com o aval da Prefeitura.

“Ainda há muito o que melhorar no desempenho acadêmico, mas percebo claramente que os esportes vêm ajudando. Os alunos ficam mais concentrados quando praticam exercícios físicos. Os esportes de luta, por exemplo, acalmam os estudantes mais agitados e agressivos”, afirma Rodrigo.

O diretor tem motivado os professores de educação física a irem a todas as capacitações esportivas do Transforma. Além disso, o Desafio Escolar, lançado no final de maio, também envolveu outras disciplinas. “Temos aulas de educação musical. Os professores já estão planejando a nova música da torcida brasileira junto com os alunos. Espero que saia algo bem criativo”, conclui Rodrigo.