Notícias

20/08/2014

Hóquei sobre grama conquista escolas

Cerca de 100 alunos participaram de treinamento na Vila Militar de Deodoro
Hóquei sobre grama conquista escolas

Agente jovem Ariel Gonçalves aprende a driblar a marcação (Foto: André Redlich/Rio 2016)

No último sábado, dia 16, cerca de 100 alunos das Escolas Municipais Rubem Berta, Princesa Isabel e Embaixador Araújo Castro participaram de um treinamento de hóquei sobre grama na Vila Militar de Deodoro, na Zona Oeste do Rio, uma das quatro regiões que receberão competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016.  A experimentação esportiva foi oferecida às escolas do Transforma pela Federação de Hóquei do Estado do Rio de Janeiro (Fherj).

O hóquei sobre grama começou a conquistar as escolas que participam do Transforma após a capacitação em esportes de marca para professores de educação física realizada em abril deste ano. Após um dia de imersão nas regras e nos fundamentos do esporte, vários professores começaram a inserir o hóquei sobre a grama na rotina das suas escolas – em alguns casos, construindo seus próprios tacos com materiais recicláveis e adaptando suas quadras para substituírem os gramados.

Diante do grande interesse, a Fherj organizou um encontro em Deodoro para que os alunos pudessem experimentar o esporte num campo oficial, com equipamento profissional e na companhia de atletas. Além dos alunos, alguns professores também embarcaram no treinamento.

“Nós ensinamos os principais movimentos, como o passe, condução e tomada de bola. Além do desenvolvimento físico, os valores que o hóquei sobre a grama pode passar agregam muito para a formação dos jovens, como respeito, superação, e trabalho em equipe”, explicou Carlos Dias, presidente da Fherj.

Tutora do Transforma na Escola Municipal Embaixador Araújo Castro, Roberta Martins garante que o novo esporte conquistou os jovens:

“A capacitação do Transforma em abril foi o primeiro contato que tive com o hóquei sobre a grama. Fiquei fascinada. Levamos o esporte para a escola e os alunos se empolgaram com a dinâmica. Quando souberam que poderiam vir na Vila Militar e praticar com atletas profissionais, ficaram animadíssimos. Tanto é que 100% das vagas que abrimos foram preenchidas.”

Uma das alunas mais empenhadas no treinamento era Ariel Gonçalves, de 13 anos, também da EM Embaixador Araújo Castro. “Achei que hóquei sobre a grama fosse muito difícil.  Mas fui pegando o jeito e virei uma artilheira, fiz 7 gols”, comemorou a jovem.

As capacitações esportivas oferecidas pelo Transforma trabalham com a categorização de esportes, que são agrupados de acordo com a similaridade de movimento, das ações ou do local de execução.