Notícias
Lição de valores
Primeira medalha de ouro do Brasil no judô feminino, atleta participa de encontro dos agentes jovens e defende a importância de valores como determinação para vencer obstáculos
A formação dos agentes jovens no último sábado, dia 12 de abril, teve um reforço de peso. A atleta Sarah Menezes, primeira medalha de ouro no judô feminino, surpreendeu os estudantes ao aplicar um golpe certeiro contra o vilão Jogo Sujo, que defendia a vitória a qualquer custo e acabou derrotado no chão. A brincadeira serviu para lembrar os jovens sobre a importância dos valores Olímpicos e Paralímpicos. Sarah contou sua história de vida e mostrou como ter valores sólidos foi decisivo no seu sucesso.
Nascida em Teresina, no Piauí, Sarah descobriu a paixão pelo judô na escola, aos 9 anos. “Assisti a uma apresentação do judô na minha escola, pois eles iam introduzir as aulas para os alunos. Lembro que gostei de cara e entrei logo para a primeira turma. Tudo começou como uma brincadeira, mas rapidamente comecei a treinar também no clube e, no mesmo ano, já estava competindo em campeonatos estaduais”, relembra a atleta.
Um dos primeiros desafios foi convencer a família de que era possível conciliar a escola e o esporte. "Fiz muito sacrifício, porque não foi fácil e ainda hoje não é”, lembrou ela. “Eu saía da escola, ia para a musculação, voltava para casa à tarde para fazer meus deveres e depois ia treinar o judô. Foi a minha vontade e o incentivo do meu técnico que nunca me deixaram desistir, apesar de ter pensado nisso algumas vezes”.

Com 22 anos, Sarah conquistou sua maior vitória nos Jogos de Londres em 2012 e trouxe de volta para casa a primeira medalha de ouro do Brasil no judô feminino. No encontro com os agentes jovens, ela respondeu várias perguntas e defendeu que a prática do esporte vai além da atividade física.
“O esporte ensina honestidade, respeito ao próximo, dedicação dentro e fora da sala de aula. Mesmo quem não quer se tornar atleta pode compreender que a vida é feita de sacrifícios, de escolhas e a gente tem que lutar para conseguir o que deseja”, disse ela.
Além da preparação para os Jogos Rio 2016, Sarah cursa o sexto período da faculdade de Educação Física e ainda faz estágio como professora de badminton. "Estou treinando muito, participando de vários torneios internacionais para melhorar a cada etapa”, conta Sarah. Se depender dos agentes jovens, a torcida de Sarah será animadíssima.