-
Salve a fauna brasileira
Condutoras da tocha Olímpica em Rio Brilhante lembram que a fauna brasileira precisa de proteção
Por Daniel Perpetuo
Duas condutoras da tocha Olímpica Rio 2016 de Rio Brilhante chamaram a atenção para lembrar que a fauna brasileira precisa de proteção. Elas dedicam suas vidas para proteger duas espécies.
Turismo: ‘Trilha do Mico’ entra nos Jogos Olímpicos
Graças ao trabalho de Neiva Guedes, a população da arara-azul-grande aumentou na região do Pantanal e no estado de Mato Grosso do Sul. "A reprodução é um fator crítico da espécie pela baixa taxa reprodutiva, já que põem dois ovos para vingar um, sendo que só entram em fase reprodutiva depois dos 8 anos. O tráfico do animal diminuiu muito a população, assim como a descaracterização do seu habitat. É muito bom ter a oportunidade de conduzir a tocha Olímpica, símbolo da união dos povos, e divulgar esse trabalho que desenvolvemos com ciência e carinho", disse a criadora do projeto Arara Azul.
Neiva nasceu em Ponta Porã, mas mora em Campo Grande há 20 anos (Rio2016/Daniel Perpetuo)A proteção ao maior mamífero brasileiro, a anta, foi escolhida como missão de Patrícia Médici, 43 anos, que em 2016 completa 20 anos de dedicação à espécie, que vive em quatro biomas brasileiros: cerrado, mata Atlântica, Pantanal e Amazônia. "Temos feito um esforço, também fora do trabalho de campo, para levantar o nome da anta, que é muito desconhecida pelo brasileiro, que só se refere a ela se for para falar mal de alguém. Conduzir a chama Olímpica, além de todo o significado que ela já tem, é também uma forma de chamar a atenção para a causa. Nos últimos três anos, 121 antas morreram atropeladas em acidentes que causaram também a morte de 14 pessoas. Isso ilustra a necessidade de informação", afirmou a engenheira ambiental.
Patrícia dedicou seus estudos a proteger a população de antas, maior mamífero brasileiro (Rio2016/Fernando Soutello)Veja como foi a passagem da tocha em Rio Brilhante:
-
Tropeiros da região de Rio Brilhante foram com suas comitivas, cheias de peões com seus berrantes, saudar a tocha Olímpica.
-
Rio Brilhante
Rio Brilhante preparou uma linda festa cheia de danças típicas e músicas para receber a chama Olímpica Rio 2016. Prendas e tropeiros vestidos à carater não faltaram.
Dançarinos receberam a chama com um grande baile (Rio2016/Andre Luiz Mello)
dom, 26 jun
Rio Brilhante, MS
-
Trajeto
| Rua Athaíde Nogueira |
| BR-163 |