-
A tocha Olímpica se despediu nesta segunda-feira (27) do Mato Grosso do Sul e entrou no estado de São Paulo por Presidente Prudente. Veja como foi o dia da chama.
-
Pratas da casa
De revezamento Claudinei Quirino entende. Ele foi vice-campeão Olímpico com a equipe do 4x100m rasos nos Jogos Olímpicos Sydney 2000. Nesta segunda-feira (27), ele conduziu a tocha Olímpica em Presidente Prudente, cidade que escolheu para viver e que o transformou em atleta, embora conte que o trecho percorrido foi 'o mais lento de sua vida'.
"Nunca corri em minha cidade. Meus amigos e meus filhos nunca me viram correr ao vivo. Hoje é a oportunidade", disse antes da condução.
"Este lugar me proporcionou todas as conquistas no esporte. Eu me sinto um prudentino", disse Claudinei, que nasceu em Lençóis Paulista, a mais de 300 km de distância.
Além de Claudinei, também conduziram a chama na cidade André Domingos, companheiro de equipe em Sydney, e outros ex-velocistas, como Eronildes Araújo e Cleide Amaral.
Claudinei ficou satisfeito que finalmente seus amigos e família o viram correndo, ao vivo (Rio2016/Andre Mourão)André atualmente ajuda crianças de Presidente Prudente a realizar os seus sonhos. "Conduzir a tocha aqui em Presidente Prudente, cidade-mãe da medalha de prata, tem um gostinho diferente. Que a chama alimente a luta de todos os projetos espalhados pelo Brasil e, por consequência, o sonho de cada criança", disse o ex-atleta, que acendeu a pira da celebração.
Ex-atleta medalha de prata acendeu pira da celebração (Rio2016/Andre Mourão) -
Medalhista Olímpico no atletismo com medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996, no 4x100 metros, e prata em Sidney 2000, André Domingos, acendeu a pira da celebração em sua cidade. Atualmente, ele ajuda crianças de a conquistarem seus sonhos. "Conduzir a tocha aqui em Presidente Prudente, cidade mãe da medalaha de prata, tem um gostinho diferente. Que a chama alimente a luta de todos os projetos espalhados pelo Brasil e, por consequência, o sonho de cada criança", disse.
-
Condutor autêntico
Um dos apresentadores de maior sucesso da atualidade na televisão brasileira, Rodrigo Faro, 42, conduziu a tocha Olímpica Rio2016 em Presidente Prudente e foi um dos condutores mais aclamados pelo público que acompanhou o revezamento.
Rodrigo se empolgou quando a tocha foi acesa e começou a condução (Rio2016/Stefano Giorgi)Rodrigo é apaixonado por esportes.Já praticou desde handebol até ginástica quando era mais novo. Para o Rio 2016 ele acha que o Time Brasil vai romper barreiras.
"Eu acho que o Brasil baterá recordes dentro e fora das competições. Será uma edição histórica dos Jogos Olímpicos", disse o apresentador.
O apresentador é um grande admirador da seleção brasileira de voleibol. "Acompanhei a seleção de prata quando era criança, e vi o primeiro ouro olímpico em Barcelona 1992", afirmou Rodrigo, que aposta em medalhas para o Brasil nessa modalidade e em outras. "Mas não só isso. Acredito que temos grandes chances no judô e no tiro também", disse.
Carismático, Rodrigo foi tietado por outros condutores e pelo público, e deu atenção o quanto pode.
"Eu sou autêntico. Tudo o que o povo vê é meu eu natural, nada forçado."
Assista de perto ao desempenho dos atletas brasileiros.
-
Maria Cristina Borges Madeiral, é ex-atleta de basquete do Prudentina, time da cidade onde grandes nomes como Hortência e Vânia também fizeram história. "Como sou militante do esporte, sempre fiz a festa para outros atletas. Hoje foi minha vez. Quero dividir essa emoção com minha família e meus amigos."
-
Agripino Filho conduziu a tocha Olímpica na Morada de Deus, santuário na divisa de Presidente Prudente.
-
Thiago Oliveira Mota, 28, aproveitou a condução da chama Olímpica e pediu a namorada, Lidiane, em casamento. Ela aceitou.
-
O apresentador Rodrigo Faro conduz a tocha Olímpica em Presidente Prudente e mandou um recado para a torcida brasileira: "Quero o Brasil inteiro torcendo pelos nossos atletas". Assista.
-
Igreja Jesus de Nazaré, no santuário Morada de Deus, na divisa de Presidente Prudente. No templo, os vitrais chamam a atenção pela beleza.
-
Presidente Prudente
Presidente Prudente é a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o revezamento da tocha Olímpica. Acompanhe.
seg, 27 jun
Presidente Prudente, SP
-
Trajeto
| Calçada Tenente Nicolau Maffei & Rua Joaquim Nabuco |
| Avenida Manoel Goulart |