-
Na rota de Lampião
Há 78 anos Virgulino Ferreira, o Lampião, e sua companheira de cangaço, Maria Bonita, foram mortos em uma emboscada na grota de Angico, no município de Poço Redondo. Mas, a ocasião é o motivo é de festa na cidade e oportunidade sempre de reafirmar a cultura e os hábitos sertanejos. Os trajes dos cangaceiros, com seus chapéus de couro, sandálias e lenços, vestiram crianças e adolescentes neste sábado (28) para apresentações de música e dança que saudaram a tocha Olímpica.

As crianças do grupo Na Pisada de Lampião, criado por Beto Patriota, um dos condutores da chama, apresentaram um número de xaxado para celebrar o evento na cidade.

Antonio Alberto Patriota da Silva, o Beto Patriota, explicou porque é importante valorizar a cultura do cangaço, representada nas apresentações do grupo de crianças e adolescentes, e como o revezamento da chama Olímpica na cidade valorizou ainda mais as características da região.
"O sertão pobre, cheio de miséria e violência fica cada vez mais no passado. Hoje em dia o sertão é um lugar rico em belezas naturais e culturais. É uma honra para mim poder conduzir a tocha Olímpica em Poço Redondo, terra de vaqueiros, escritores de cordel, cangaceiros, artesãos e gente do bem. Eu conduzo hoje representando o orgulho de todo sertanejo", declarou o professor.
O trabalho de resgate da cultura do lugar dá frutos, como mostra a sobrinha de Patriota, a pequena Mirele Araújo, de 11 anos, que explica orgulhosa a atividade do grupo.
"É uma cultura nossa porque a gente sempre quis dançar xaxado. Aí meu tio Beto criou nosso grupo", contou a pequena.
-
Beto Patriota é a personificação do sertanejo. Ele já foi figurante no cinema, escreveu um livro baseado na cultura da região, é professor e hoje conduziu a tocha Olímpica. "Eu conduzo a chama representando o orgulho de todo sertanejo".
-
Vinicius foi bem recebido em Poço Redondo. Lampião e Maria Bonita mirins fizeram questão de colocar um chapéu de cangaceiro no mascote. A cidade é conhecida como o lugar onde morreu Virgulino Ferreira, o Lampião, e sua companheira, Maria Bonita.
-
Sidrack Santos, ex-árbitro de futebol brasileiro, apitou muitos jogos decisivos no Brasil durante a década de 1990, como a final da Copa do Brasil de 1996, conduziu a tocha Olímpica.
-
Paramentados, moradores de Poço Redondo receberam a tocha Olímpica em uma cavalhada, manifestação encontrada em várias partes do Brasil.
-
Poço Redondo
A tocha Olímpica segue sua viagem por Sergipe e chega a Poço Redondo, que vai mostrar sua cultura com xaxados e cocos durante o revezamento. Acompanhe.
sáb, 28 mai
Poço Redondo, SE
-
Trajeto
| Avenida Poço Redondo |
| Rua do Estádio |