-
Décio Oliveira é um inovador nato - ele ajudou a levar a cultura nordestina para o mundo virtual com o 'Cangaço', jogo que apresenta a cultura nordestina para a nova geração. "O espirito Olímpico une as pessoas", disse após conduzir a tocha em Piripiri.
-
Portadora do vírus HIV, Lysmara Pinheiro é exemplo de positividade e determinação. Em Piripiri, onde levou a tocha Rio 2016, combate o preconceito com informação. "Carrego comigo todas as pessoas discriminadas por serem soropositivas".
-
Chico Romance
Francisco Peres de Souza, de 78 anos, é reconhecido pelas ruas de Piripiri por um codinome: "Chico do Romance". Autor de mais de 200 cordéis, tem como favorito o conto "A História da Sete Cidades e a Deusa da Encantada", um cordel baseado nas belezas naturais da região das Setes Cidades. Nesta sexta-feira (10), Chico ganhou uma nova fonte de inspiração: a chama Olímpica, que conduziu sob fortes aplausos do povo de Piripiri.
"Escrever é bom, porque a gente vive o que escreve. Essa Chama é fonte de inspiração. Para mim, é uma grande alegria conduzir essa tocha. E quando temos alegria, vivemos mais", disse.

Nascido em Retiro, município de Piracuruca, em 1939, Chico estreou como cordelista com 15 anos de idade. Entre seus maiores sucessos, destacam-se ‘Pequenos Dados Biográficos de Virgulino Ferreira da Silva-O Lampião’; e ‘História do Catirina (Lenda de Sete Cidades)’.
"Viajei pelo Nordeste e pelo Brasil todo, cantando e escrevendo. Escrevi muitas histórias fictícias e reais. Minha vida foi sofrida. Quem me chegou no cordel foi Deus, que me deu o dom e a necessidade. Eu cantava nas roças e o povo batia palmas. Então comecei minhas viagens. Conheci grandes poetas de outros estados e me dediquei à poesia. Não é que eu seja bom, mas comecei com 10 anos e hoje tenho 78", finaliza.
-
Carlito Rodrigues Lima, de 30 anos, é meliponicultor e cria abelhas nativas sem ferrão". O piauiense conduziu a chama Olímpica em Piripiri. "Levar a tocha foi mais doce do que o mel das minhas abelhas".
-
Piripiri
Em Piripiri, segundo destino do dia, o símbolo dos Jogos conhece a Universidade do Piauí, o açude conhecido como Caldeirão, onde são criados peixes para o consumo da população, entre outros pontos de parada. Acompanhe!
sex, 10 jun
Piripiri, PI
-
Trajeto
| Avenida Aderson Alves Ferreira |
| Avenida Tomaz Rebelo |
| Avenida Presidente Castelo Branco |