-
-
Com seu formato ovalado e 'rachaduras' na superfície, a Pedra da Tartaruga é uma das principais atrações do Parque das Sete Cidades.
-
Sete cidades em uma
Com 55 anos, o Parque Nacional das Sete Cidades foi criado para proteger as formações rochosas de aproximadamente 190 milhões de anos. Esse cenário, com pedras que formam esculturas e muito verde, fez parte da rota do revezamento da tocha Olímpica Rio 2016. Teóricos da geologia dizem que essas formações eram o fundo do oceano que cobria a área. Uma das origens do nome do lugar vem de uma lenda que diz que sete cidades existentes ali foram transformadas em rocha.
Algumas formações do parque lembram monumentos criados pelo homem, como o Arco do Triunfo, de Paris, por onde o primeiro condutor da tocha no lugar, o ciclista Francisco Orlando de Brito, passou com a chama. "Quando começamos a fazer trilha aqui, há 13 anos, não tínhamos equipamentos. Sempre que a gente pode, vem para cá. Nunca imaginaríamos participar desse momento fazendo o que mais gostamos, que é andar de bike. O parque é o que temos de mais bonito. Venha conhecer e você será bem acolhido em Piracuruca", convidou o montain biker.

Arco do Triunfo de milhões de anos do Parque Nacional das Sete Cidades (Evandreia Buosi/Rio 2016)
Quem também conduziu a tocha no parque foi uma das guias turísticas do local, Maria de Sousa, que considera o lugar a sua casa. "É um prazer estar aqui com a tocha em minhas mãos e poder mostrar para mais pessoas essa região tão bonita. Eu praticamente protejo as rochas, as plantas e os animais", afirmou a guia.

Maria levou a tocha Olímpica ao mirante do parque (Evandreia Buosi/Rio 2016)
Outro ciclista condutor no parque foi Francisco de Carvalho, que parou para fotos em um dos pontos mais famosos, a Pedra da Tartaruga, formação rochosa muito parecida com um casco do animal.

O parque é lugar para muitas trilhas de montain bike (Evandreia Buosi/Rio 2016)
-
Francisco de Carvalho foi o primeiro condutor da tocha Olímpica no Parque das Sete Cidades com formações rochosas de mais de 190 milhões de anos. "É uma honra conduzir a chama e representar o pessoal que faz mountain bike. Não tenho palavras para descrever tanta emoção."
-
Apaixonada por trilhas, Maria de Sousa trabalha no Parque Nacional de Sete Cidades há nove anos, onde desenvolve entre muitas funções, a atividade de guia de visitante. Nesta sexta-feira (10), ela levou a chama Olímpica para um passeio pela grande atração de Piracuruca.
-
Francisco Marcelino é professor de robótica e quer aproximar tecnologia e engenharia das crianças de escolas públicas do Piauí. "A robótica é tão inclusiva quanto o esporte. Os alunos aprendem disciplina, trabalho em equipe e a se sentir seguros para encarar desafios", contou.
-
A Miss Piracuruca e as pequenas 'Rainhas da Carnaúba', representando a tradicional festa da cidade, maior produtora de pó de carnaúba do estado, conferiram a passagem da chama Olímpica no Piauí.
-
Piracuruca
Piracuruca é a porta de entrada para o Parque Nacional das Setes Cidades, que abriga formações rochosas de cerca de 190 milhões de anos e inúmeras pinturas rupestres. A administração preparou uma recepção especial para o comboio, que percorre pontos de grande interesse, como a formação chamada de Arco do Triunfo, um mirante e uma caverna. Acompanhe!

sex, 10 jun
Piracuruca, PI
-
Trajeto
| Rua Vereador Francisco Machado de Sousa |